Volvo XC90 híbrido é o mais potente e caro da gama

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
10/03/2017 15:00

Depois de trazer as versões a gasolina e a diesel da nova geração do XC90, a Volvo completa a gama de seu SUV luxuoso com a última opção de propulsão que restava: a híbrida plug-in. Batizada de T8, a versão extrai de 412 cv do conjunto com motor a combustão e elétrico (portanto, o mais potente da família XC90). 

Visual da versão híbrida é o mesmo das outras

O motor elétrico do XC90 é capaz de entregar 88 cv, alimentado por uma bateria de íon-lítio de 400V (9,2 kWh), enquanto o motor Drive-E 2.0 Turbo Supercharger de quatro cilindros em linha entrega 324 cv e 65,2 kgfm.

Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 5s82

O XC90 T8 conta com seis modos de condução, que podem ser selecionados por um botão no console central. Para andar só no modo elétrico, você deve selecionar o modo Pure, que lhe permite rodar por até 35 km. Contudo, esta autonomia pode não ser tão extensa (durante nosso teste, conseguimos rodar apenas 17 km na cidade e 20 km na estrada no modo Pure). Vale destacar que mesmo no modo puramente elétrico, caso o motorista pise fundo no acelerador, o sistema automaticamente aciona o motor a combustão para entregar todo a potência solicitada pela pisada no acelerador. 

O quadro de instrumentos mostra a autonomia do motor elétrico

 

Outro modo de condução interessante é o Hybrid, que provavelmente será o mais utilizado, indicado para o uso diário. A configuração busca sempre a melhor relação entre performance e consumo, alternando entre a propulsão elétrica e a combustão. Em nossas medições, o XC90 T8 teve consumo médio de 16,7 km/l e autonomia de 835 km. Ainda é possível guiar nos modos Power (que prioriza o máximo desempenho) AWD, Off-road e Individual.

Os modos de condução são selecionados por este botão no console

O câmbio é automático de oito marchas, com a nova posição “B”, que ajuda na frenagem por meio do freio-motor do propulsor elétrico para recuperar energia e enviá-la à bateria de íon-lítio. Além disso, o modelo traz duas novas funções interesantes voltadas para o motor elétrico: Hold e Charge. A primeira preserva a carga da bateria para uso posterior, sendo possível escolher quando rodar só com o motor a combustão. Já a segunda consegue recarregar até 1/3 da bateria com o uso do motor a combustão.

O tempo de recarga muda de acordo com a corrente elétrica da tomada

Na prática, o modelo é tão bom de dirigir quanto as versões a gasolina e a diesel, com ótimas acelerações e retomadas, atingindo de 0 a 100 km/h em apenas 5s82. As tecnologias semi-autônomas e a suspensão fazem do modelo um primor para guiar na estrada, com ótima estabilidade e respostas do motor, além de ser muito preciso ao volante. Na cidade, o modelo é extremamente confortável, transmitindo a sensação de ser um SUV de porte menor (ainda que tenha uma carroceria de quase 5 metros, pesando mais de 2 toneladas).

Além dos itens citados, por R$ 456.950, o SUV conta com ar-condicionado digital de quatro zonas, sete airbags, bancos elétricos e muitos outros.

NOVA VERSÃO
O Volvo XC90 é um SUV bastante luxuoso e, agora, ele ganha uma versão ainda mais requintada: a Excellence, que será oferecida apenas com motorização híbrida, se tornando a nova topo de linha da marca no Brasil. Internamente, ela segue o padrão de refinamento das outras, mas com algumas mudanças bem interessantes. É o caso dos bancos, já que só há quatro assentos independentes, capazes de oferecer massagem para todos, além de resfriamento, aquecimento e diversos ajustes elétricos.

O motor T8 entrega 412 cv

A versão ainda vem equipada com uma geladeira posicionada entre os dois bancos traseiros e duas taças de cristal para os ocupantes tomarem o que desejarem. O teto solar tem acabamento diferenciado, assim como as alavancas do modelo que são todas revestidas em couro. O console traseiro conta com tela retrátil que serve para controlar o sistema de refrigeração e massagem dos bancos. 

Externamente, a versão pode ser identificada pela moldura das janelas em alumínio diferenciado e pelas rodas aro 21'', além do nome da versão na lateral do carro. Esta versão sera oferecida por R$ 519.950.

MERCADO
A Volvo espera que a família do XC90 venda entre 630 e 650 unidades este ano, sendo 30% das versões híbridas, 30% diesel e 40% gasolina. A nova topo de linha, a Excellence, deve vender 10 unidades por ano, segundo a Volvo. Atualmente, a marca conta 28 concessionárias no Brasil.

Aceleração
0 a 60 km/h (m) 2s77 
0 a 80 km/h (m) 4s14
0 a 100 km/h (m) 5s82
0 a 120 km/h (m) 7s91 
Retomada
40 a 100 km/h em Drive 4s89
60 a 120 km/h em Drive 6s10
80 a 120 km/h em Drive 4s28
Consumo em km/l
Cidade 18,2 
Estrada 14,3 
PECO 16,7
Autonomia 835