Novo Discovery chega por R$ 363 mil; já guiamos

VENÍCIO ZAMBELI
De Utah (Estados Unidos)
20/03/2017 12:00
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery
Land Rover Discovery

A Land Rover apresentou nesta segunda-feira (20) os preços da nova geração do SUV Discovery. Com design totalmente renovado, motor inédito e muita tecnologia embarcada, o utilitário de luxo desembarca no Brasil partindo de R$ 363.000 na versão SE, podendo chegar a R$ 469.000 na versão First Edition (limitada a 55 unidades). Todas as versões são equipadas com o motor turbodiesel V6 de 258 cv (o motor a gasolina será vendido sob encomenda, apenas). 

Durante a coletiva de lançamento da quinta geração do Discovery, a Land Rover falou da sua expectativa com o modelo no país. A companhia espera vender 1.000 unidades dele por ano, a partir de 2018, quando terá um ano cheio de vendas no mercado brasileiro. Para 2017 a marca não divulgou uma expectativa, já que ele não terá 12 meses de vendas.

Antes mesmo de a marca britânica anunciar a chegada do novo Discovery ao país, a CARRO foi até Utah, nos Estados Unidos, conhecer o modelo. Veja as nossas impressões sobre o que ele (ainda é) capaz de fazer.  

A nova geração versão do modelo, que está em sua quinta geração desde que foi lançado há 27 anos, é uma evolução (mesmo) em todos os sentidos, em relação à versão anterior, de 2009. Principalmente em dois aspectos: versatilidade ainda maior (na estrada ou fora dela) e design.

Começando pela versatilidade, o New Discovery mostrou-se muito eficiente em diversas ações preparadas para a nossa avaliação, na região montanhosa de Canyon Point, em Utah, EUA, em um percurso que combinou trechos de autoestrada, subidas de serra, neve e, lógico, off-road pesado com areia e muita lama.

Nova geração do Land Rover Discovery desembarca no Brasil

As versões avaliadas foram a Si6 com motor V6 3.0l de 340 cv a gasolina e a Td6 diesel, com motor 3.0l de 258 cv, ambos dotados de câmbio automático de oito marchas. Em ambas, o desempenho se mostrou bastante parecido na questão capacidade off-road: graças ao novo sistema Terrain Response 2, que ajusta os sistemas de tração e suspensão às diferentes situações de piso e dirigibilidade (sete opções no total), o New Discovery tira o melhor proveito possível de pontos fundamentais para que o carro tenha ótimo desempenho em situações adversas de terreno. 

Design passou por total reformulação, adotando linhas mais modernas

A distribuição do peso foi estrategicamente estudada para chegar a 50% em cada eixo, proporcionando uma combinação perfeita com a suspensão independente nas quatro rodas, que resulta em um veículo com ótima estabilidade, mesmo com o carro pesando mais de duas toneladas. O que também contribui para esse equilíbrio foi a utilização de alumínio na estrutura, o que permitiu aliviar 480 kg, de acordo com a fabricante. Tudo isso faz do New Discovery um carro de condução muito agradável e confortável.

Suspensões independentes e distribuição igual de peso são marcas do SUV

Outro destaque do modelo é a possibilidade de erguer a carroceria em situações que exijam maior altura em relação ao solo, fazendo com que ele fique até 500 mm maior, resultando numa capacidade de cruzar trechos alagados em até 900 mm e ampliando ainda mais o ângulo de entrada (34°) e de saída (30°). Nos trechos enfrentados durante o teste, mesmo na hora de superar dunas, facões nas trilhas de barro, neve e até subidas em rochas, dificilmente o assoalho do carro entrou em contato com o solo. E o mais interessante: todas as modificações do comportamento dinâmico e da carroceria são controlados de maneira bem simples por botões no console e pela central multimídia InControl Touch Pro.

Acabamento do Land Rover é tão bom quanto dos Range Rover

Outro ponto fundamental do New Discovery é o design. Com a tarefa nada fácil de mudar o que é considerado um modelo tradicional e que possui história e personalidade, a Land Rover deixou o desenho do novo modelo mais atual. Com linhas mais arredondadas, jovial e urbana, a marca espera conseguir atrair novos consumidores para esse carro, que já possui público cativo. E, para aumentar a sua atratividade, o desenho do veículo uniu linhas suaves, que transmitem a impressão de que o utilitário nem é tão grande como é de fato (4.970 mm de comprimento), mas com visual imponente e único. 

Não é só por fora que ele deve conquistar novos consumidores. Por dentro, o carro ficou mais interessante para quem tem família e quer passear no fim de semana ou para quem deseja curtir uma viagem de aventura com os amigos. Com capacidade para até sete passageiros, o interior pode ser adaptado de acordo com a necessidade, graças ao sistema de rebatimento dos bancos, que agora é feito por botões iguais aos dos vidros elétricos, pelo computador de bordo Incontrol Touch Pro ou por um aplicativo de celular! 

Com todos os bancos de trás rebatidos, Discovery vira uma cabana

Em 14 segundos, você pode transformar o New Discovery em uma verdadeira “cabana de luxo”, com o rebatimento de todos os bancos traseiros. E não falta conectividade. Os passageiros contam com monitores de vídeo embutidos nos bancos que funcionam de maneira independente, nove saídas de USB integradas à central multimídia e muitos locais para carregar todos os objetos necessários em uma viagem. Ou seja: o carro consegue oferecer conforto, requinte e sofisticação aos ocupantes mesmo se for para encarar as mais exóticas aventuras.

Fichas técnicas dos motores turbodiesel e turbo a gasolina

O Land Rover New Discovery conseguiu, no seu primeiro contato com jornalistas brasileiros, passar em seu teste mais difícil: agradar e atender a expectativa elevada de quem espera muitas novidades de um modelo que promete tanto. Até porque os desafios, em todos os tipos de terreno, se mostraram bem mais fáceis de ser superados.

SUV inglês de luxo já está à venda no Brasil

PREÇOS E VERSÕES

Veja abaixo todos os preços do novo Land Rover Discovery, lembrando que todas as versões têm o mesmo conjunto mecânico: motor turbodiesel V6 de 258 cv e 61,2 kgfm de torque, acoplado à transmissão com câmbio automático de oito marchas e tração integral. 

  • Land Rover Discovery SE: R$ 363.000 - Faróis full led, rodas aro 19, bancos de couro com 12 ajustes elétricos, ar-condicionado dual zone, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, câmera de ré, sistema de navegação com GPS, kit multimídia com tela de oito polegadas e 10 alto-falantes, entre outros.
  • Land Rover Discovery HSE: R$ 389.000 - Acrescenta faróis de neblina, lanternas traseiras Hi-Line, rodas aro 20, coluna de direção com ajuste elétrico, abertura do porta-malas com acionamento elétrico, sistema de som meridian com 11 alto-falantes e kit multimídia com tela de 10,2 polegadas.
  • Land Rover Discovery HSE Luxury: R$ 429.000 - Acrescenta maçanetas com acabamento em cromo, teto-solar panorâmico elétrico, bancos dianteiros climatizados, pacote de extensão de uso de couro no interior, geladeira no console central, sistema de som Meridian com 17 alto-falantes, sistema de câmeras surround, aberta elétrica do porta-malas por gestos e TV digital.
  • Land Rover Discovery First Edition: R$ 469.000 - Acrescenta All Terrain Progress Control, grade e detalhes externos pretos, rodas aro 21, segunda fileira de bancos com rebatimento elétrico, acabamento interno exclusivo, volante com aquecimento, bancos exclusivos, keyless entry, activity key, três cores externas exclusivas e limite de 55 unidades para o Brasil.