Espécie rara, Camaro conversível é pura diversão

RODRIGO RIBEIRO
De São Paulo (SP)
21/03/2017 14:55
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível
Chevrolet Camaro conversível

Carro conversível no Brasil é como aquele corte de cabelo ousado que você quis copiar de uma revista: é muito bonito na foto, mas no dia a dia é muito mais complicado conviver com ele do que você esperava antes de encarar a tesoura. 

Mesmo assim, ainda há quem opte pelos modelos “sem teto”, e, por esse motivo, a GM do Brasil incluiu a versão conversível do Camaro no portfólio da nova geração do esportivo.

Oferecido em opção única, o modelo é vendido por R$ 338.000, distante de qualquer rival posicionado abaixo (Audi TTS) ou acima (Porsche 718 Boxster) em termos de preço. Ele também é muito parecido com a versão cupê em quase tudo: ainda que seja 89 kg mais pesado, o Conversível foi apenas 0s21 mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h e apresentou consumo médio apenas 0,3 km/litro pior. O novo modelo ainda traz mais melhorias do que o modelo de teto rígido na troca de gerações. Além da plataforma menor e mais leve, o Camaro Conversível finalmente ganhou uma capota com acionamento elétrico, que dispensa esforços para puxar e travá-la manualmente, como antes.

Visual sem teto deixa Camaro ainda mais distinto

Os problemas inerentes ao segmento até diminuíram, mas ainda se fazem presentes. O isolamento acústico da capota melhorou, mas a visibilidade segue ruim, assim como o espaço interno no banco traseiro. Sentar-se atrás no Camaro e fechar o teto não é recomendado para quem sofre de claustrofobia.

Como todo conversível, o melhor deste Camaro é rodar com o teto recolhido, devidamente oculto pelo acabamento que cobre a capota quando ela está dobrada. Fazer isso em uma estrada sinuosa é melhor ainda. A sensação de dirigir ao ar livre faz qualquer um esquecer de queda na bolsa, dólar valorizado ou outro problema mais comum ao dono de um Camaro.

Camaro conversível parte de R$ 338.000

Como se não bastasse, ainda dá para ouvir o grave som do V8 de 461 cv trabalhando com vigor, sem nenhum ruído de estrutura torcendo. A versão conversível é a que mais tem reforços na carroceria e resulta em ótimo trabalho para a suspensão, sempre em sua geometria ideal.

Pena que o Camaro descapotável carregue os mesmos problemas do irmão cupê. O maior deles segue sendo o acabamento muito simples para um carro desse preço, ainda que seja nítida a evolução na nova geração. Outros detalhes são mais fáceis de arrumar, como a tradução dos modos de condução do carro. Afinal, “pista” não é a forma correta de aportuguesar o modo mais tranquilo de condução denominada “Tour”.

Acabamento interno segue o mesmo padrão e design do cupê

Ainda que não seja tão prático no uso diário quanto nas fotos dessa página, o Chevrolet Camaro Conversível continua sendo uma ótima alternativa para despentear o cabelo que era para ficar igual ao de um artista.

Ficha técnica e medições realizadas na pista da ZF-TRW, em Limeira (SP)