VW up! ganha facelift e equipamentos na linha 2018

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
04/04/2017 13:22

A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (4) a linha 2018 do subcompacto up!. O modelo de entrada da marca recebeu uma leve plástica no exterior e teve seu painel reformulado, além de ter ganhado mimos estéticos. A principal mudança, no entanto, está na reorganização da sua gama: a VW não vai mais oferecer as versões black, white, red e speed ao up!, tampouco o pequenino terá versão duas portas (agora só há carroceria com quatro).

Para marcar a atualização, a VW lançou a linha connect, que adiciona apliques estéticos e tem como base a versão move. A novidade também é a única a oferecer o teto na cor preta, substituindo a versão speed. A linha 2018 do novo Up! incluirá também 

Friso vermelho e escudo central preto são exclusivos dos modelos TSI

A mudança visual do up! seguiu o facelift que o modelo recebeu na Europa. O parachoque frontal está com um visual mais retilíneo devido aos vértices de ângulo reto da peça plástica que o contorna, em detrimento do aspecto mais amigável arredondado do modelo anterior. O conjunto óptico está com elementos internos mais destacados e as lanternas têm novo desenho (formando uma assinatura noturna diferente, mais moderna). A versão high ainda conta com um friso cromado que conecta as lanternas atrás. No geral, a Volkswagen diz que o facelift deixou o up! com uma aparência mais esportiva. Por causa dos novos parachoques, o up! está 84 mm maior (são 3,68 m de comprimento). 

Traseira recebeu para-choques e lanternas redesenhadas

Por dentro, uma dos pontos mais críticos do up! foi melhorado: o painel. Se o da linha passada exibia grafismos pequenos, que dificultavam uma leitura rápida, o novo up! traz três mostradores maiores e o computador de bordo circunscrito no velocímetro. Sobre o computador de bordo, seu design permanece o mesmo, mas agora a iluminação é branca e há novas funções, como aviso de revisão e portas abertas. Entre os mimos novos do up!, a cabine da linha 2018 conta com uma iluminação ambiente branca nas versões TSI, mas o ar-condicionado digital, como o do europeu, ficou de fora da atualização do modelo brasileiro.

Interior ganhou mudanças discretas no painel e quadro de instrumentos

Os equipamentos novos mais relevantes do up! 2018 são exclusivos da versão topo de linha da gama, que agora é a high. São eles: a função cornering light dos faróis de neblina, sensor de chuva e sensor crepuscular. O suporte para celular, outra novidade, vem de série desde a versão take. O opcional Maps & More deixou de ser um GPS físico e se tornou um aplicativo para celular, que replica as funções da central multimídia no smartphone, caso ele esteja pareado com o sistema via Bluetooth e conectado via cabo USB. Neste quesito, o up! europeu também sai ganhando em relação ao nosso, pois lá fora há controle de estabilidade, quatro airbags e DRL de série na versão high.

Conforme dissemos no início, a gama do Volkswagen foi toda revisada. Agora a versão de entrada, take, só está disponível com quatro portas e motor 1.0 MPI. A versão move é a única que pode ter os dois motores (MPI e TSI) e os dois câmbios (manual ou I-Motion). Já a High é exclusivamente turbo, portanto, só há câmbio manual. A Volkswagen ainda não informou os preços da linha 2018 do up!, algo que só deve ocorrer na segunda quinzena de abril, quando o carro começa a ser vendido. 

Volante similar ao do Golf inclui comandos do sistema de som nas versões mais caras

Mecanicamente não houve nenhuma mudança no up!. Os motores 1.0 de três cilindros continuam os mesmos: o naturalmente aspirado gera 82 cv e 10,4 kgfm de torque e o sobrealimentado (TSI) rende 105 cv e 16,8 kgfm de torque

EQUIPAMENTOS DE CADA VERSÃO DO UP!:

Take: pneus de baixa resistência ao rolamento, banco do motorista com regulagem de altura, alerta sonoro dos faróis acesos, chave do tipo canivete, desembaçador do vidro traseiro, iluminação do porta-malas, relógio digital, suporte para celular com entrada USB. Opcionais: direção elétrica, coluna da direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas.

Move: iluminação ambiente no painel (versão TSI), volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14'', trio elétrico (com retrovisor com função tilt down), sensor traseiro, ar-condicionado, sistema de som Composition. Opcionais: Composition Phone (Maps & More, para a versão TSI).

Connect: edição especial baseada na move, com diferencial estético (teto, retrovisores e parachoque dianteiro pretos e faixas laterais), motor 1.0 TSI, sistema de som Composition Phone e cores laranja (nova), azul ou prata. 

High: sensor de chuva e crepuscular, cornering light, função "coming & leaving home" (deixa os faróis acesos por 30 segundo após travar ou destravar as portas), bancos de couro sintético e sistema de som Composition Phone.