VW mostra Arteon, gran turismo de 280 cv

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
06/03/2017 17:20

A Volkswagen adiantou nesta segunda-feira (6) as fotos oficiais do inédito Arteon, cupê de quatro portas substituto do (Passat) CC. A apresentação oficial do modelo ocorrerá durante o Salão de Genebra, na Suíça, que começa nesta terça-feira (7). 

Novo Volkswagen Arteon

O novo gran turismo da Volkswagen será posicionado acima do sedã luxuoso Passat e abaixo do Phideon (exclusivo do mercado chinês). Fabricado em Emden, na Alemanha, o Arteon é produzido sobre a mesma plataforma modular MQB para carros com motor tranversal e tração dianteira (a mesma que dá origem a modelos menores, como o Audi A3 e VW Golf). 

Do ponto de vista estético, o Arteon é um dos modelos mais distinto da Volkswagen. Suas linhas não possuem paralelo com qualquer outro carro da marca, especialmente por conta do design frontal do carro, que traz grade dianteira dividada em duas seções e que forma uma espécie de "V" com o conjunto óptico. Detalhe interessante são os LEDs que se conectam com os frisos da grade, aumentando a sensação de amplitude do modelo. 

Gran turismo é sucesso espiritual do CC

Respeitando as características tradicionais dos gran turismo contemporâneos, o Arteon traz uma silhueta cujo caimento do teto é bastante acentuado a partir da coluna B até se encontrar com uma traseira musculosa, marcada pelas lanternas afiladas. As rodas de 20'' e o capô inteiriço (que permite enxergar os arcos das rodas quando aberto) atribuem caráter mais esportivo ao modelo.

Para Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen, o "Arteon combina elementos de design de esportivos clássicos com a elegância e espaço de um fastback". Trata-se de um "gran turismo executivo de vanguarda que apela tanto à mente quanto ao coração". 

Interior segue padrão discreto, porém elegante, inspirado em Audi

As dimensões do Arteon são: 4,86 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,42 m de altura e 2,84 m de distância entre-eixos. Segundo a fabricante, o espaço interno é um dos mais generosos da categoria, sobretudo para as pernas dos ocupantes da fileira traseira dos bancos. O porta-malas tem capacidade para 563 litros de volume.

Ainda sobre o interior do veículo, as saídas de ar horizontais seguindo o desenho do painel são inspiradas na Audi. O visual, no geral, segue discrição elegante, com destaque tecnológico para o quadro de instrumentos totalmente digital, head-up display e central multimídia com tela de 9,2'' sensível ao toque. 

Motores vão de 150 cv a 280 cv

Sob o capô, o Arteon terá seis opções de motores. As a gasolina são um 1.5 TSI de 150 cv ou 2.0 TSI de 140 cv ou 280 cv. As diesel são 2.0 TDI de 150 cv, 190 cv ou 240 cv. As opções de câmbio podem ser manual de seis marchas ou dupla embreagem de sete marchas. As versões topo de linha mais potentes têm tração integral 4MOTION.

Quanto às tecnologias embarcadas, o Arteon estreia a segunda geração de piloto automático adaptativo da Volkswagen. Nele, o recurso será integrado ao GPS para adaptar a velocidade do veículo aos limites do local onde o motorista trafega