Porsche Panamera Sport Turismo chega este ano

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
03/03/2017 16:07

Você viu aqui na CARRO o novo Panamera Sport Turismo, que fará sua estréia mundial no Salão de Genebra, que começa no próximo dia 7 de março. O novo modelo já está confirmado para o Brasil, com chegada prevista para o final de 2017. Ele compartilha a mesma estrutura do gran turismo, contará com cinco versões e terá opção para levar até três ocupantes atrás.

Porsche revelou o inédito Panamera Sport Turismo

O carro terá cinco opções de motorizações, sendo que quatro virão para o Brasil: Panamera 4 Sport Turismo de 330 cv, Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo de 462 cv, Panamera 4S Sport Turismo de 440 cv e Panamera Turbo Sport Turismo que entregará 550 cv. A única versão que não vem para o Brasil é a Panamera 4S Diesel Sport Turismo de 422 cv. Preços e pacotes de equipamentos ainda não foram definidos.

Sport Turismo é versão "perua" do Panamera regular

O Panamera Sport Turismo é a versão "perua" do Panamera regular. Contudo, mesmo com pouco mais de cinco metros de comprimento, é inegável identificar uma pitada de "hatch" no Sport Turismo, devido ao caimento acentuado da coluna C e sua traseira mais proeminente, além do balanço menor atrás (distância entre o eixo e o fim do parachoque).

Silhueta do Sport Turismo tem "quê" que hatch

Além do estilo imediatamente distinto do seu irmão convencional, o Panamera Sport Turismo possui algumas características exclusivas. A que merece mais destaque é a configuração 4+1 da cabine, que permite instalar um banco central na segunda fileira de assentos, ainda que os dois bancos das extremidades sejam indivudais. No Panamera sedã isto é impossível, só há espaço para duas pessoas ali. Caso o interessado no Sport Turismo queira, há a opção de deixar apenas dois assentos atrás, com ajustes elétricos.

Opções de motores são as mesmas do irmão convencional

Outro recurso feito só para a "perua" é o spoiler traseiro adaptativo. O adereço pode regular seu ângulo em relação ao teto de -7º a 26º, gerando até 50 kg de downforce dependendo da velocidade do carro ou modo de condução (desde contribuir para a aerodinâmica e economizar combustível, até prezar pelo máximo desempenho, passando pela função de diminuir ruído do vento quando o teto solar está aberto).

Interior segue padrão de refinamento do sedã

Em relação às tecnologias embarcadas, os recursos são os mesmos do Panamera. O Sport Turismo conta com o conjunto de suspensão pneumática adaptativa e controle de chassi (PDCC), controle de estabilidade e tração Porsche Traction Management (PDM), além de painel digital, piloto automático adaptativo, entre outros. Os motores da gama dele também são os mesmos: um 2.9 V6 e um 4.0 V8.