Onix e Prisma Joy têm cara velha e pacote razoável

HECTOR VIEIRA
Da Motorpress, em Indaiatuba (SP)
05/08/2016 12:31
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017
CHEVROLET ONIX JOY 2017

A General Motors apresentou nesta sexta-feira (5) os "novos" Chevrolet Onix e Prisma Joy. As aspas são porque a dupla, na verdade, é a mesma que era vendida até a última semana, antes da chegada das versões reestilizadas dos modelos. Com desenho antigo e menos equipamentos (mas não muito menos), hatch e sedã virão apenas com o motor 1.0 recalibrado -- mas com o novo câmbio manual de seis marchas e, surpresa, direção elétrica de série -- para brigar no segmento abaixo das versões redesenhadas. O Onix partirá dos R$ 38.990, enquanto o Prisma Joy tem preço sugerido de R$ 42.990, exatamente como CARRO ONLINE previra.

Chevrolet Onix Joy: a alegria de reconhecer um velho amigo
Outros itens de série são ar-condicionado, sistema OnStar (gratuito por um ano, mas sem a opção concierge) e alertas de pressão de pneus e de troca de marchas no painel. Não há oferta de opcionais, e por isso quem desejar uma central multimídia com som e espelhamento de celular (é o mesmo software do MyLink2, mas não é o MyLink2), além de alto-falantes, alarme e trava elétrica deverá desembolsar mais R$ 4.190 diretamente no concessionário -- tudo isso é vendido como um pacote de acessórios. Os vidros elétricos dianteiros são de série, com comandos junto ao freio de estacionamento.

Com a versão Joy, a GM espera combater as versões de entrada de rivais como Volkswagen up! e Gol, Fiat Uno e Mobi e -- não citada pelos executivos, mas também no páreo -- Ford Ka. Futuramente, vai brigar também com o Renault Kwid.


Prisma Joy quer ajudar a gama a crescer 3 p.p. no segmento
Segundo a montadora, a expectativa é de que o Onix Joy responda por 20% das vendas totais do modelo, hoje o folgado líder de vendas no Brasil. Se isso acontecer, a participação da GM no segmento de hatches compactos pode crescer 5 pontos percentuais. Já o Prisma Joy pode chegar a 30% dos emplacamentos da gama, com avanço de 3 p.p. no segmento de sedãs compactos.

O Onix Joy é feito em São Caetano do Sul (SP), e o Prisma, em Gravataí (RS).