Novo VW up! poderá ter airbag lateral no Brasil

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
11/04/2017 09:00

Uma das críticas do Volkswagen up! é sua lista modesta de equipamentos para a sua faixa de preço. A reestilização promovida pela marca este mês amenizou um pouco o problema nas versões mais caras, mas o modelo, que atualmente ultrapassa os R$ 55 mil na versão topo de linha High TSI, continua carente de itens ofertados em outros mercados. Entre as ausências há ar-condicionado digital, ESC, frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pressão dos pneus, DRL e airbags extras.

Ainda sem preço revelado, novo High Up! poderá passar dos R$ 55 mil
Ao menos este último item, porém, pode equipar o modelo em breve. No manual de instruções do novo up! consta a informação do airbag lateral, que, de acordo com o livreto, pode equipar algumas versões do modelo. O novo cross up! poderia ser responsável pela estreia do equipamento, mas, de acordo com a Volkswagen do Brasil, a versão aventureira - que será revelada no próximo dia 17 - não terá o equipamento de segurança.

Manual de instrução do modelo aponta a presença do airbag lateral
À reportagem da CARRO a Volkswagen afirmou que é normal o manual de instruções conter informações sobre equipamentos oferecidos em outros mercados. No caso do Up!, porém, só o airbag lateral é citado no manual de instruções brasileiro, deixando todos os itens disponíveis em outros mercados (que incluem até teto-solar) de fora.

Bolsa inflável lateral é maior para contornar ausência dos airbags de cortina
Durante a apresentação estática do carro à imprensa, engenheiros da marca confirmaram que a arquitetura eletrônica do Up! feito em Taubaté (SP) é a mesma dos modelos europeus. Isso, em teoria, permitiria a ele adotar todos os itens oferecidos em outros mercados, cabendo apenas à fabricante analisar a viabilidade financeira e comercial da adoção de mais eqiupamentos.

Up! com ar-condicionado digital, ESC e outros mimos: por ora, só em outros países