Novo Audi A8 será mais pesado e terá 572 cv

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
04/04/2017 15:02

A próxima geração do sedã mais luxuoso da Audi, o A8, será mais pesada do que a atual. A manchete causa estranheza, uma vez que o movimento contrário é o que geralmente evidencia evolução entre gerações, mas há uma explicação. A regulamentação europeia (incluindo Euro NCAP) ficou mais rígida quanto ao desempenho de segurança estrutural do veículo em colisões, por isso o carro deverá ficará mais pesado. 

Novo Audi A8 será apresentado em julho, na Espanha

Para compensar este aumento de peso, a Audi está atualizando sua arquitetura ASF (Audi Space Frame) para sobrepor a plataforma MLB EVO do Grupo Volkswagen, composta por materiais mais nobres, como alumínio, aço de ultra resistência, magnésio e fibra de carbono. Portanto, apesar de ficar 51 kg mais pesado na proxima geração, o sedã A8 ficará 24% mais rígido, preservando a dinâmica do carro. 

De acordo com um porta-voz da marca, a Audi também está "considerando a possibilidade de uma versão híbrida plug-in" para o A8. Além desta possível motorização, já se sabe que o motor topo de linha do modelo será um 6.3 W12 de 572 cv de potência (aumento significativo dos 506 atuais extraídos do mesmo motor). 

Modelo atual do luxuoso Audi A8

A nova geração do Audi A8 será apresentada em julho em evento em Barcelona, na Espanha.