Meu primeiro automático

08/11/2013 07:00
CARRO ONLINE
de São Paulo (SP)

Basta conversar com alguns executivos de marketing e vendas das fabricantes que a maioria é taxativa: a procura por modelos automáticos registra um crescimento que supera as expectativas. Mas e você? Surgiu uma vontade de experimentar um carro com essa transmissão?

Se esse é o seu caso, ou você simplesmente busca mais conforto na hora de encarar os constantes engarrafamentos e semáforos na cidade, que tal fazer uma experiência sem gastar muito e ainda dar folga ao pé esquerdo? Por isso, resolvemos fazer uma análise envolvendo os cinco modelos mais acessíveis do mercado quando equipados com esse tipo de transmissão. Desconsideramos aqueles que têm a transmissão robotizada, como a linha Dualogic da Fiat ou I-Motion da Volkswagen, pelos inconvenientes causados pelos "soluços" a cada troca de marcha e para não misturar tipos diferentes de câmbio. Dessa forma tornamos o levantamento mais justo, uma vez que os robotizados são mais acessíveis.  

Como era de se esperar, o levantamento envolveu predominantemente hatches, com a companhia de apenas um monovolume. Os modelos são os seguintes (por ordem crescente de valor, todos já com câmbio desejado): Kia Picanto (R$ 41.900), Chevrolet Onix LT 1.4 (R$ 43.990), Renault Sandero Privilège (R$ 44.580), Nissan Livina 1.8 S (R$ 47.190) e Hyundai HB20 1.6 Comfort Style (R$ 47.595).

Chevrolet Onix

Um ponto interessante é que ele não ultrpassam os R$ 50.000, mas, pelo menos por enquanto, ainda não é possível comprar um carro no Brasil com caixa automática, ou mais eficiente, por menos de R$ 40.000. Outro entrave é que o câmbio “obriga” o consumidor a optar pelas versões mais equipadas. A transmissão é sempre vinculada aos catálogos mais completos, como é o caso do Sandero e Onix, por exemplo. 

O motivo, segundo a maioria das fabricantes, é que os consumidores de carros automáticos já buscam um carro que ofereça mais conforto, logo a pessoa naturalmente o levaria equipado com itens como ar-condicionado, trio elétrico, direção com assistência elétrica ou hidráulica, dentre outros itens. 

De acordo com o raciocínio, as cinco opções mostradas aqui são completas, trazendo os recursos de conforto, conveniência e comodidade mais procurados. Nesse ponto, o Onix destaca-se com a central multimídia MyLink, a qual você é forçado a levar se você quer o câmbio automático.

Hyundai HB20

Dos cinco o Onix é o que tem a transmissão mais interessante. Ela conta com 6 marchas e opção de troca sequencial na alavanca. Nos demais, a caixa oferece 4 velocidades e somente o Sandero é possível interferir nas mudanças.

Mesmo assim isso não significa que ele é o melhor. Quem dirige o Onix nota que falta um pouco mais de suavidade para a caixa automática, em especial nas reduções. Além disso, apesar da ótima “conversa” que ela estabelece com motor, seu 1.4 é pouco para o Onix automático. Não espere um comportamento muito arisco desse hatch, que só foi melhor em desempenho que o Sandero, segundo nossos testes. O pior deles na hora de acelerar, contudo, é o Kia Picanto, até mesmo pela limitação de seu motor 1.0. 

Com o motor mais potente dos cinco, até mesmo que o 1.8 16V da Livina, o HB20 1.6 16V é o mais desenvolto ao volante, seguido de perto pelo monovolume. O HB20 também se destaca pelo bom comportamento dinâmico, só prejudicado pela dificuldade da suspensão traseira em lidar com alguns obstáculos pelo caminho, como uma valeta, em especial quando carregado.

Kia Picanto

Só que se você procura versatilidade, o Livina é a pedida. Com o maior porta-malas dos cinco e um habitáculo espaçoso, fica fácil levar a família e toda bagagem. O Sandero vem logo atrás, seguido pelo HB20, Onix e o Picanto. Pensado para o uso urbano, o Kia preocupa-se muito mais em oferecer facilidade para estacionar graças ao tamanho compacto e economia de combustível. É uma ótima opção se você quer um carro só para o dia a dia, sem se preocupar com a viagem do fim de semana. 

Já que estamos falando do Picanto, ele foi que apresentou os maiores gastos de manutenção somando nossa cesta de peças padrão (jogo de pastilhas de freio dianteiro, filtros de ar, óleo e combustível, jogo de velas, além de farol, lanterna e retrovisor do lado esquerdo) e revisões até 30.000 km. O valor para ele ficou em R$ 4.229 contra R$ 2.547 do Sandero, R$ 2.437 para o Onix, R$ 2.398 para a Livina e R$ 1.478 orçado para o HB20.

Vale destacar que o HB20 conta com cinco anos de garantia, mesmo prazo do Picanto, porém as revisões na rede de concessionária, obrigatórias para você usufruir do benefício, são bem mais em conta para o Hyundai. Sandero, Livina e Onix ficam nos três anos de garantia.

Nissan Livina

Outro ponto em que precisamos ficar atentos, ainda mais em modelos automáticos, é o consumo de combustível. Nesse ponto, o Kia Picanto foi disparado o melhor, com média PECO (considerando peso de 55% para o uso urbano e 45% para o ciclo rodoviário) de 10,3 km/l. Em seguida, auxiliado por suas 6 marchas, o Chevrolet Onix alcançou 9,6 km/l, seguido por Nissan Livina (8,6 km/l), Hyundai HB20 (8,1 km/l) e, em último lugar com a alarmante média de 6,7 km/l, ficou o Renault Sandero. 

O Hyundai HB20 é o modelo mais caro das cinco opções reunidas aqui, contudo é o que oferece o preço de manutenção mais competitivo, bom prazo de garantia e o melhor desempenho. Sua ressalva vai para o consumo de combustível, que não é dos melhores, mas fica na média dos rivais. Por tudo isso, o HB20 mostra-se a melhor opção para quem quer entrar no mundo dos automáticos. Mas vale uma observação: se você tem família ou precisa de amplo espaço interno, recomendamos considerar o Nissan Livina. 

Renault Sandero

  • Link

31 comentário(s)

Todos os campos são de preenchimento obrigatório
Postar comentário
  • Julio13/03/2014

    HB20S 1.6 AUTOMATICO 50 MIL ESSE SIM É UM EXCELENTE NEGOCIO, COMPREI O CARRO OKM E RECOMENDO.

  • LUCAS MARTINS12/11/2013

    O MELHOR CARRO ATÉ 42 MIL CHAMA-SE TOYOTA ETIOS. SEM DÚVIDAS... FAÇAM O TESTE DRIVE E VERÃO. DIRIGIR É INCRÍVEL.

  • Raymundo12/11/2013

    Comprei um New Fiesta SE 1.6 câmbio automatico de 6 marchas por R$ 48.000,00, antes de comprar comparei com HB20, Fiesta é mais carro, aconselho ao proprietário do HB20 a fazer um teste drive no Fiesta, para comprovar que é mais carro mesmo.

  • Rossano12/11/2013

    Reginaldo desde quando cambio do bravo é AUTOMATIZADO ?? cambio do bravo e AUTOMATICO segue dupla embreagem o qual voce sente a troca de marchas se voce quer conhecer um carro com cambio AUTOMATIZADO ande no Peugeot 208 ou 308... que não entrou na lista porque e o melhor cambio de todos os postados

  • Ari09/11/2013

    Voces nao leram a materia direito antes de criticar,avaliacao considerou so cambio automatico Fiesta tambem e automatizado a diferencia e que tem duas embreagem Fiat e Volks e so uma.

  • Nemerson Rodrigues Medeiros09/11/2013

    O comentário do consumo de combustível não menciona se o teste é com etanol ou gasolina. Tenho um Sandero Privilége automático, e seguramente na cidade faz uns 9Km/l na cidade, com gasolina. Esses 6,7Km/l no uso misto não é realidade nem no álcool.

  • Alexsandro09/11/2013

    Brasileiro ou não lê, ou não sabe interpretar. Na reportagem conta Os cinco modelos mais acessíveis, ou seja, os de menos valor.. Fiesta e 208 são mais caros, por isso não aparecem na lista. Mas é difícil...

  • Ricardo08/11/2013

    New Fiesta automático abaixo de R$50.000,00? Fui em várias concessionárias Ford e na média estão cobrando R$57.000,00, portanto bem acima dos concorrentes.

  • Monica08/11/2013

    Pessoal, no início do texto está escrito qual critério de escolha. Por isso, modelos com câmbios automatizados ficaram de fora. Mas acho que um item importante ficou fora do comparativo, que é SEGURANÇA. Optei pelo Sandero justamente porque possui ABS e Airbag. Agora, ele é mesmo beberrão!!!

  • ALGUEM08/11/2013

    E DESDE QUANDO 40 MIL É BARATO??? SÓ SE DINHEIRO FOSSE COMO CAPIM !!!

  • Reginaldo08/11/2013

    Tenho uma Gran Livina automática e um Bravo Dualogic. Tive também um Corolla automático. Divirto-me e tenho muito mais prazer em dirigir com o automatizado que com esses entediantes câmbios automáticos de 4 marchas. Assim, por experiência, na minha opinião, os automatizados poderiam entrar fácil, f

  • André08/11/2013

    Valério, perfeita sua colocação. New Fiesta é o TOP do momento nessa faixa... O TITANIUN de 54 mil é d+!!!

  • Rafael08/11/2013

    E o Logan? Paguei R$ 38 mil no meu, 0km.

  • Cláudio Roberto da Silva Vieira08/11/2013

    New Fiesta tem câmbio automatizado power shift. Não é automático. O início da reportagem já disse que foram excluídos esses câmbios por serem diferentes. E na minha humilde opinião, são câmbios normais robotizados.

  • Cláudio Roberto da Silva Vieira08/11/2013

    New Fiesta tem câmbio automatizado power shift. Não é automático. O início da reportagem já disse que foram excluídos esses câmbios por serem diferentes. E na minha humilde opinião, são câmbios normais robotizados.

  • Paulo08/11/2013

    HB20 chegou para tomar conta do mercado..é sem duvida o melhor opção do mercado. Não tem comparação.. é so olhar as curvas do carro e dirigir pra sentir como é bom ter um hb20. Me desculpe os outros mas falar mal do hb20 é pq vc não tem ou nunca andou em um..

  • Antonio Carlos08/11/2013

    Porque não foi relacionado o Honda FIT ?

  • Antonio Carlos08/11/2013

    E o Honda FIT ?

  • Frederico Peixoto08/11/2013

    Não são os "mais baratos", mas sim os MENOS CAROS. Afinal, estamos no Brasil... Qualquer um custa menos da metade do preço nos EUA.

  • Marcelo Anthero08/11/2013

    Câmbio automatizado não é CÂMBIO AUTOMÁTICO.. povo ruim de entender isto :)

  • Oseas Forster08/11/2013

    Vou trocar de carro em janeiro de 14 mas nenhum desses eu trocaria pelo atual meu.2-Estive observando Versa e outros mas deixaram muito a desejar pelo preço,conforto e utilidade vezes investimento.Tô de olho co "corolla 2014.

  • ROBERTO08/11/2013

    Muito útil a matéria, mas, pra balancear a coisa, faça a mesma matéria sobre os sedan's.

  • Elaine08/11/2013

    Pessoal. tem um melhor ainda e muito mais bonito. é o Sonic hatch lt. sai por 49 mil a 49,700.00 dependendo da pintura. solida ou não. muito bom o carro. completissimo. tem tudo e o cambio automatico é de 06 marchas. tem piloto automatico eum monte de itens de conforto. vale muito a pena. bem melh

  • Livio silveira08/11/2013

    Valeio, concordo plenamente com vc sobre o new friesta que tem o melhor câmbio automático.

  • robson08/11/2013

    Deixar de lado os automatizados pode ate ser um preconceito, pq eu nao troco meu robozinho palio por metade desse caros ai, o meu responde na hora, nao soluça, e mais ainda se coloco na estrada no modo esportivo, ele responde na hora quando preciso... e da pra fazer trocas manuais se eu desejar... m

  • NEWTON08/11/2013

    O CARRO DA PEUGEOT MODELO 208 AUTOMATICO CUSTA R$56000.00 EA REPORTAGEM E SOBRE OS MAIS BARATOS

  • Rafael08/11/2013

    New Fiesta é automatizado e cheio de problemas lá fora. 208 realmente falta, mas a caixa é um pepino também. a reportagem é clara que deixou de fora os automatizados.

  • João Barbalho08/11/2013

    Palhaçada!! Carro automatico nos EUA tem preço de carro com transmissã manual!! Brasil LIXO

  • Valério S. Teixeira08/11/2013

    Curiosamente, faltou o New Fiesta SE com o câmbio powershift. Não há mínima dúvida que é a melhor opção do mercado. Mas, se ele estivesse aqui, como poderia o Hyudai ser considerado o melhor, justamente a marca que mais patrocina publicações sobre carros no Brasil?

  • Sidney08/11/2013

    Pessoal, tem mais hatches automáticos nessa faixa de preço, por exemplo, New Fiest e Peugeot 208. Tem também os automatizados da Fiat, que são uma categoria à parte mas poderiam aparecer nessa postagem. Na minha opinião, ficou incompleta ! Abraços.

  • Jefferson08/11/2013

    E quanto ao seguro? Como fica o ranking?

Carregar mais comentarios