Ford admite falha no câmbio PowerShift e fará reparos

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
26/01/2016 19:27

Depois de muitos rumores e reclamações, a Ford finalmente reconheceu problemas num lote da transmissão PowerShift e vai fazer os devidos reparos, além de estender a garantia contratual por dois anos -- de três, passa para cinco -- de todos os carros afetados.

O PowerShift é um câmbio automatizado com duas embreagens, uma para as marchas pares (2, 4 e 6) e outra para as ímpares (1, 3 e 5). Devido a um problema descrito como "pequeníssimo marejamento" (traduzindo: vazamento) do fluido da transmissão para a parte seca das embreagens, o câmbio pode apresentar trepidação.

No site da Ford, câmbio A/T perdeu o nome; acréscimo é de R$ 4.600
Ele é usado nos modelos New Fiesta, EcoSport e Focus. Nos carros de ano-modelo 2016, a Ford parou de usar o nome PowerShift e de descrever o câmbio como de dupla embreagem. Agora é, apenas, "transmissão automática sequencial". No caso do New Fiesta, optar pelo sistema, em vez do câmbio manual, acresce R$ 4.600 ao preço (na versão SE).

A Fundação Procon de São Paulo, órgão de defesa do consumidor, notificou a Ford sobre o assunto, e recebeu a promessa de reparos como resposta. Junto, enviou um interessante tutorial sobre o funcionamento do PowerShift, inclusive com ilustrações.(Clique para ler o documento em PDF no site do Procon; CARRO ONLINE não é reposnsável por mantê-lo no ar.)

O trâmite do processo aconteceu entre o final de novembro e meados de dezembro passados, mas somente no último dia 22 o Procon divulgou nota sobre a conclusão do caso.

A Ford diz que os proprietários dos veículos envolvidos receberam -- ou vão receber -- comunicado via carta comum ou mala direta. Caso o proprietário suspeite que seu carro Ford tenha problemas no PowerShift, e mesmo assim não receba a correspondência da montadora, deve entrar em contato para solicitar informações.

Até a publicação desta reportagem a Ford não havia divulgado um telefone específico para atender os afetados por este problema específico. O número de sua central de atendimento é 0800-703-3673.