Flagra: novo Ford Fiesta é maior e mais moderno

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
06/11/2016 12:17

Os novos motores EcoBoost da Ford, sobrealimentados, são menores e mais eficientes. No sentido contrário, porém, os modelos mais vendidos da marca ficarão maiores em suas próximas gerações. O primeiro a seguir por esse caminho é o novo Fiesta, que será lançado na Europa em 2017. O hatch, que já havia sido flagrado, agora circula com menos camuflagem e dá pistas do seu visual.

O novo Fiesta manterá a enorme grade do radiador
As fotos divulgadas pelos sites Spied Bilde e Autoblog indicam que o novo Fiesta pode receber linhas similares às do Ka (cujo design é mais moderno que o do Fiesta atual). O desenho dos faróis e lanternas estão próximos das projeções, incluindo a estreia das luzes traseiras horizontais bipartidas.

Lanternas do Fiesta deixam a lateral e invadem porta-malas
Assim como a próxima geração do Focus, o novo Fiesta também será maior. Ao contrário do hatch médio, porém, o incremento nas medidas será mais tímido. O pacote mecânico não terá grandes ousadias e manterá a família EcoBoost atual, incluindo o 1.0 turbo com câmbio robotizado de dupla embreagem. Os propulsores a gasolina e diesel (este, na Europa) receberão melhorias para otimizar a eficiência energética e atender a legislações cada vez mais rigorosas.

Aplique atrás da porta traseira simula a continuação dos vidros
A evolução de design e mecânica contrasta com o salto tecnológico que o novo Fiesta terá. A Ford colocará novos recursos de condução semi-autônoma no compacto, incluindo frenagem automática de emergência com detecção de pedestres.

O novo Fiesta será lançado na Europa em 2017
Não há indícios de que essas novidades e mesmo a próxima geração do Fiesta chegarão no Brasil tão cedo, porém. Por aqui a marca aposta na renovação do outrora líder dos SUVs compactos EcoSport e na atualização do Ka, que chega ao meio de seu ciclo de vida. O Eco ganhará novos motores e equipamentos, enquanto o compacto estreará parte dos acessórios apresentados na versão europeia Ka Plus.