Fittipaldi lança esportivo com 600 cv na Suíça

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
07/03/2017 15:47

A associação de Emerson Fittipaldi com automóveis é conhecida pelos brasileiros desde a década de 80, quando foi lançado o Chevrolet Monza Classic SE 500 EF, primeiro modelo da GM do Brasil a ter injeção eletrônica que homenageava o bicampeão de Fórmula 1. O ex-piloto voltou a batizar um carro no século seguinte, com o Omega Fittipaldi. Mas só agora, 27 anos após o primeiro batismo, Emerson Fittipaldi passou a ter um modelo para chamar de seu: o Fittipaldi EF7 Vision Gran Turismo.

Visual do esportivo mistura elementos de Aston Martin Vulcan e Ford GT
O esportivo foi revelado no Salão de Genebra com um ousado visual desenhado pela Pininfarina. A mecânica ficou a cargo da HWA, divisão de competições da Mercedes-AMG. O motor é um V8 4.8 aspirado capaz de chegar aos 9.000 rpm e gerar 600 cv. O câmbio sequencial de seis marchas tem diferencial de deslizamento limitado e faz parte da estrutura do carro e da suspensão - algo comum em carros de corrida.

O estrator de ar, comum na Fórmula 1, dá ao carro maior aderência em altas velocidades
A máquina, inclusive, só estará disponível para as pistas. Após sua primeira estreia, prevista para ocorrer virtualmente no jogo Gran Turismo Sport, de Playstation 4, o EF7 será oferecido para clientes selecionados nos moldes que a Ferrari faz com o Corse Clienti. Nesses programas, a fabricante cuida de toda a logística de manutenção e transporte dos carros, alugando pistas ao redor do mundo para seus clientes acelerarem o máximo seus carros.

O interior feito de materiais nobres reúne apenas o essencial
Ainda não se sabe se o EF7 ganhará uma versão de rua, nem dados de desempenho do modelo. Com uma carroceria de plástico reforçado por fibra de carbono e sem itens obrigatórios em modelos de produção, no entando, o esportivo de 1.000 kg deve superar o desempenho de modelos como Ferrari 488 e Porsche 911 Turbo.

Motor central-traseiro exigiu a colocação de grandes entradas de ar laterais