Exclusivo: Mitsubishi fará o Outlander no Brasil

RODRIGO RIBEIRO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
19/10/2016 15:10

As operações da Mitsubishi no Brasil, representadas pela HPE (antiga MMC), devem ter novidades nos próximos meses, quando os detalhes da aquisição do grupo pela aliança Renault-Nissan forem divulgados -- conforme antecipado com exclusividade por CARRO ONLINE em agosto. Essa não será a única novidade da Mitsubishi no Brasil, porém. Detalhes de um contrato divulgados num documento público revelam que a HPE irá nacionalizar o Outlander.

Última reestilização do Outlander foi lançada no Brasil em 2015
No arquivo analisado por CARRO ONLINE há detalhes inclusive das versões que serão montadas em Catalão (GO). Segundo o documento, a HPE assinou um contrato com a Mitsubishi para produzir localmente tanto a versão 2.0 a gasolina quanto a 2.2 diesel; Não há citação para os modelos com motor 3.0 V6.

Documento obtido pela CARROCom volume de vendas irrisório, não está claro se a versão híbrida plug-in PHEV continuaria sendo importada ou sairia de linha por aqui. Segundo a consultoria Jato, desde 2015 o Outlander PHEV emplacou apenas 55 unidades, equivalente a 0,5% das vendas do modelo. A versão mais vendida é a 2.0 a gasolina, com 60,9% de participação.

Questionada, a HPE afirmou que "está conversando com o Japão sobre essa possibilidade [de nacionalizar o Outlander], mas não há nada fechado ainda". A empresa reforçou que "tem a intenção, mas não há datas e nem previsão ainda".

Como o contrato, assinado este mês, tem validade até 2021, há grandes chances de a marca iniciar a montagem do Outlander já em 2017.

Quando a produção for iniciada, o SUV será o sexto carro feito pela HPE em Goiás. Atualmente o grupo do empresário Eduardo de Souza Ramos produz as picapes L200 (em duas gerações), os utilitários esportivos Pajero e ASX e o sedã médio Lancer.