Evoque terá novo motor 2.0 turbodiesel no Brasil

RODRIGO RIBEIRO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
30/05/2016 18:00

Os Land Rover Discovery Sport e Evoque com o novo motor 2.0 turbodiesel, da família Ingenium, já estão no Brasil - ao menos, no papel. A dupla apareceu na tabela de consumo do programa de etiquetagem do Inmetro, ao lado das versões 2.0 a gasolina e 2.2 turbodiesel.
Novo Evoque 2.0 diesel manterá o visual do modelo reestilizado
Em relação ao motor atual, o 2.0 diesel da família Ingenium tem 10 cv a menos: são 180 cv, ante os 190 cv do conjunto ainda à venda. A maior diferença está no torque, que salta dos 42,8 kgfm para 43,8 kgfm, sempre a 1.750 rpm. Ainda que a diferença pareça pequena, ela permitiu, junto à adoção de melhorias no motor, uma redução no consumo de ambos os modelos. Veja a diferença:

Novo motor 2.0 Ingenium Diesel

Modelo Consumo Urbano*  Consumo Rodoviário*
Discovery Sport 2.2 9 km/l 11 km/l
Discovery Sport 2.0 11 km/l 13 km/l
Evoque 2.2 11 km/l 13 km/l
Evoque 2.0 12 km/l 16 km/l

*Fonte: Conpet/Inmetro

Além dos dois modelos da Land Rover, o motor 2.0 turbodiesel também irá equipar a versão de entrada do Jaguar F-Pace, que será apresentado nesta terça (30) no Brasil. A nova família de motores Ingenium foi desenvolvida pela Jaguar Land Rover e irá substituir, gradualmente, todos os propulsores do grupo, incluindo os motores de quatro, seis e oito cilindros a gasolina.
Novo motor já entrou no programa de etiquetagem do InmetroNovo motor já entrou no programa de etiquetagem do InmetroNovo motor já entrou no programa de etiquetagem do Inmetro
Procurada, a JLR não se pronunciou até a publicação dessa matéria sobre o lançamento dos novos Discovery Sport e Evoque 2.0 turbodiesel. É possível, porém, que a dupla faça a estreia do motor em suas versões nacionalizadas. A marca irá inaugurar no próximo dia 14 sua primeira unidade fabril própria fora do Reino Unido. A fábrica em Itatiaia (RJ) irá montar o Evoque e Discovery Sport, nas versões diesel e gasolina, para o mercado nacional.