VW cobra caro por visual diferente do Gol Track

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
27/02/2017 08:00

As séries especiais fazem parte de estratégias das fabricantes para impulsionar as vendas de veículos e agradam a parcela do público que deseja um carro diferente. Só que, na maioria dos casos, essa diferenciação se limita a itens como adesivos, moldura das caixas de roda ou apliques decorativos.

Dianteira do Gol Track é exclusiva

A Volkswagen optou por um caminho diferente com o novo VW Gol Track, que traz mudanças bem maiores. Na dianteira, os faróis são maiores, assim como a grade e o para-choque, que foram herdados da picape Saveiro. O resultado ficou bastante agradável. 

A traseira segue o padrão das outras versões

E, como não poderia ser diferente, o modelo exibe adesivos que identificam a versão, moldura preta nas caixas de roda e rodas de liga leve de 15” com desenho exclusivo. Só que essas alterações provocaram um aumento de 2 kg no peso do carro, além de 10 mm a mais na altura.

As mudanças citadas parecem apenas estéticas, mas o Gol Track ainda apresenta desempenho distinto das demais versões equipadas com motor 1.0 de 82 cv. Na pista, o Gol Track acelerou de 0 a 100  km/h em 15s49, ou 0s28 mais lento que a versão Comfortline. Na retomada de 80 km/h a 120 km/h, o novo hatch precisou de 18s67 para cumprir a prova, enquanto o Comfortline necessitou de 17s45.

Motor 1.0 de três cilindros entrega 82 cv com etanol

Mesmo com essas diferenças, a dirigibilidade do Track é muito próxima da do Comfortline, com direção hidráulica bem calibrada e agilidade adequada para um carro dessa categoria no trânsito urbano. O carro conta com indicador de troca de marcha no quadro de instrumentos, item que ajuda a obter um melhor consumo de combustível.

Na estrada, o Gol Track (como todo modelo com motor 1.0) não demonstra tanta agilidade, mas também não decepciona. O câmbio, como é padrão nos modelos da marca, segue exibindo engates rápidos e precisos.

Internamente, apenas o revestimento dos bancos é exclusivo

Internamente, o que diferencia o Track é a forração dos bancos. De resto, é tudo igual ao do Comfortline. Como opcional, a Volkswagen oferece a central Discover Media por R$ 2.524 e um “pacote” que inclui alarme e, sensor de estacionamento traseiro, entre outros equipamentos, por R$ 3.592. A pintura na cor vermelha (como o carro das fotos) é sólida, mas custa R$ 438. 

Na lateral, destaque para o adesivo que identifica a versão Track

Com tudo isso, o Gol Track custa R$ 52.748, preço alto para um carro 1.0. Mas, sem os itens opcionais, seu valor fica bem próximo ao da versão Comfortline e pode ser a opção para quem deseja exclusividade sem gastar muito.

Confira abaixo nossas medições e a ficha técnica do Gol Track 1.0: