Emocionante, mas salgado


23/07/2013 12:24
BMW 125 M Sport
BMW 125 M Sport
BMW 125 M Sport
BMW 125 M Sport

No comparativo envolvendo os  quatro hatches premium realizado na edição de junho da Carro, o BMW 118i não apenas levou o primeiro lugar, como se destacou pelo comportamento esportivo e a ótima relação “custo-diversão”. É de se esperar, portanto, que o pacote oferecido pela versão imediatamente superior a ela disponível por aqui, a 125i M Sport, seja ainda mais interessante, não é mesmo? Mas, para a nossa surpresa, a história não é tão simples assim.


O capô do Série 1 troca o quatro cilindros 1.6 16V turbo de 170 cv e 25,5 mkgf de torque do 118i pelo 2.0 16V turbo de 218 cv e 31,6 mkgf de torque no 125i. Isso significa que, mesmo com 55 kg a mais do que o 118i, o 125i M Sport acelera de 0 a 100 km/h em 6s3 (7s3 no 118i) e retoma de 40 km/h a 100 km/h em 5s4 (6s6 no 118i). E, quando dirigido calmamente, a recompensa vem na forma de um consumo médio de 8,7 km/l em ciclo urbano e 15,1 km/l em rodovias.

 
 O que os números não mostram é que, na hora de dirigir, o modelo estampado nas fotos dessa matéria não passa a sensação de ser consideravalmente mais rápido, ou instigante, do que o 118i. Ele é silencioso e comportado mesmo quando o condutor exige desempenho. Curiosamente, embora o câmbio de 8 velocidades tenha sido mantido, as borboletas para troca de marcha atrás do volante (item apreciado por quem gosta de condução esportiva em um automático), presentes na versão básica, não estão disponíveis no 125 i M Sport.


O kit visual M Sport inclui no hatch para-choques dianteiro e traseiro com design mais agressivo, saias laterais, suspensão mais baixa e rodas aro 18” equipadas com pneus 225/40 na dianteira e  245/35 na traseira. Apesar do visual agressivo, ótima estabilidade e dirigibilidade do modelo, o hatch mostra sofrer mais em vias mal pavimentadas e também é propenso a raspar o assoalho em lombadas. Já o para-choque dianteiro gosta de deixar sua marca em subidas de rampas.


Por R$ 154 950, o 125i M Sport oferece revestimento interno em couro e camurça, ar-condicionado automático, direção elétrica, GPS, piloto automático, freios ABS, controle de tração e estabilidade, faróis de xenon, teto solar, seis airbags... Ele é repleto de tecnologias e tem ótimo desempenho, mas, verdade seja dita, não surpreende como seu irmão 118i.

 

Conclusão: 8,0

É inquestionável que o 125i M Sport ostenta uma série de atributos, mas acaba cobrando caro demais por eles. Seu custo-benefício pode não ser tão atrativo quanto o do 118i, mas é ótimo de dirigir e acelera como um esportivo. -- Márcio Murta

Versões Relacionadas