Civic 1.5 turbo bate Fusion 2.0 EcoBoost; entenda

RODRIGO RIBEIRO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
20/09/2016 09:14
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD x HONDA CIVIC 1.5 TOURING
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
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FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
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FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
FORD FUSION TITANIUM 2.0 ECOBOOST AWD
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING
HONDA CIVIC 1.5 TOURING

O posicionamento do novo Fusion SEL 2.0* é estratégico. A nova versão parte de R$ 125.500, ou R$ 600 a mais do que o cobrado pelo Honda Civic Touring. A fábrica norte-americana oficialmente nega que o sedã japonês seja seu único alvo, mas a briga é inevitável e levanta um questionamento: o Civic ficou muito caro ou o Fusion é que barateou?

Veja todos os preços e equipamentos do novo Fusion

Olhando a tabela de equipamentos, a Honda tende a ser mais "culpada" por esse duelo entre um sedã médio e um médio-grande. Os dois ofertam o "básico" pra essa faixa de preço, incluindo ESC com assistente de partida em rampa, chave presencial, seis airbags, freio de estacionamento elétrico e sistema multimídia com espelhamento. O Civic Touring adiciona faróis em LEDs (disponíveis só no pacote Titanium do Fusion) e teto-solar elétrico (opcional de R$ 4.000 no Ford).

Ford Fusion SEL* parte de R$ 125.500
Mas o Fusion compensa boa parte dessas ausências. Entre seus diferenciais há airbags de joelho para motorista e passageiro, cintos traseiros laterais infláveis, abertura do carro por teclado numérico na coluna B, rodas de 18" e start-stop. Isso sem falar no tamanho: o Ford supera o Honda em todas as medidas, incluindo comprimento (+23,4 cm), largura (+ 5,3 cm) e entre-eixos (+ 15 cm). E, com o motor recalibrado para 248 cv, o 2.0 turbo da Ford também é bem mais potente que o 1.5 de 173 cv do Civic. Vitória fácil?

Não exatamente. Primeiro, porque não é em todos os aspectos que o Fusion ganha. Seu porta-malas, por exemplo, tem cinco litros a menos de volume. Diferença pequena, mas quem vê os dois lado a lado poderia apostar que o Ford leva bem mais bagagem. E mesmo toda a cavalaria americana é relativa, já que o Ford pesa altos 1.691 kg. Com isso, sua relação peso/potência é de 6,81 kg/cv, bem próxima dos 7,66 kg/cv do Civic.

Sistema multimídia Sync 3 é destaque da linha 2017 do Fusion
DETALHE DE PESO
Isso se refletiu em desempenhos bem próximos durante nossos testes na pista. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h o Fusion registrou 7s18, enquanto o Civic marcou 7s75. Na retomada de 60 a 120 km/h a diferença foi de 0s04 a favor do Ford, que também teve uma performance levemente melhor nas medições de ruído e frenagens.

Honda Civic Touring 1.5 turbo parte de R$ 124.900
O freio, porém, foi o que determinou o resultado deste comparativo. Não exatamente o sistema em si - com disco ventilado no eixo dianteiro e sólido no traseiro em ambos os sedãs -, mas sua refrigeração. A expectativa é que a Ford tivesse aproveitado a reestilização do Fusion para resolver sua deficiência na prova de fading (onde realizamos dez frenagens consecutivas a partir dos 100 km/h com lastro de 200 kg), mas o sedã decepcionou.

Interior do sedã japonês sofreu profunda reformulação na décima geração

A nota nesse quesito é data pela diferença entre a melhor e pior frenagem na prova. Enquanto o Civic marcou 2,8 m de diferença, o Fusion registrou 13,3 m. Esse desempenho não só foi um dos piores já mensurados pela CARRO, mas também fez o Ford zerar nesse quesito, enquanto o Civic tirou nota 9.

Notas do comparativo entre Ford Fusion e Honda Civic

EQUILÍBRIO
A suspensão mais firme, o projeto de última geração e a dirigibilidade mais agradável também deram força à vitória do Civic, ainda que o Fusion tenha se mantido firme na disputa com um ótimo pacote de equipamentos e espaço interno farto. Em nossa avaliação técnica a conquista do Honda é incontestável.

NOSSAS MEDIÇÕES Ford Fusion SEL 2.0 Honda Civic 1.5 Touring
Aceleração
0-80 km/h 5s05 5s60
0-100 km/h 7s18 7s75
0-120 km/h 10s19 10s58
0-140 km/h 14s18 14s02
Retomada
40-100 km/h 6s42 6s25
60-120 km/h 7s23 7s27
80-120 km/h 5s22 5s38
Frenagem
80-0 km/h 22,93 m 24,11 m
100-0 km/h 36,07 m 37,49 m
120-0 km/h 52,09 m 53,68 m
140-0 km/h 71,93 m 76,59 m
Fading
1ª frenagem 38,02 m 37,78 m
Pior frenagem 49,78 m 39,87 m
Melhor frenagem 36,96 m 37,07

Vale destacar que a derrota do Fusion não elimina o potencial do queridinho entre os sedãs de luxo, segmento no qual lidera há anos. Emocionalmente sua vitória é garantida, com uma imponência e tecnologia ainda distantes do Civic. Mas, para se tornar a compra ideal nessa faixa de preço, ele precisa resolver sua capacidade de carga limitada e baixa resistência ao fading.

FICHA TÉCNICA Ford Fusion SEL 2.0  Honda Civic 1.5 Touring
Motor L4, diant., transv., turbo, 16V L4, diant., transv., turbo, 16V
Cilindrada 1.999 cm³ 1.498 cm³
Potência 248 cv a 5.500 rpm 173 cv a 5.500 rpm
Torque  38 kgfm a 3.000 rpm 22,4 a 1.700 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas Automático, CVT
Suspensão (d/t) McPherson/multibraço McPherson/multibraço
Peso vazio/capacidade de carga 1.691/387 kg 1.326/409 kg
Diâmetro de giro 11,5 m 10,9 m
Porta-malas 514 litros 519 litros
Tanque de combustível 68 litros 56 litros
Pneus Gy. Eagle F1 235/45 R18 Brid. Tur. 215/50 R17
Comp./largura/altura (mm) 4.871/1.852/1.493 4.637/1.799/1.433
Entre-eixos (mm) 2.850 2.700

*Nas fotos desta matéria, você vê a versão Titanium 2.0 EcoBoost AWD do Ford Fusion, que custa R$ 154.500 e se diferencia da SEL 2.0 por equipamentos, assinatura de LED dos faróis e rodas.