Audi A3 Sedan 2.0 muda e ganha painel digital

WILSON TOUME
De São Paulo (SP)
31/03/2017 08:00

Há pouco mais de um ano, em dezembro de 2015, você viu aqui o primeiro teste do Audi A3 Sedan com motor 2.0 TFSI. Na ocasião, afirmamos que o modelo havia atingido um nível muito elevado, por conta do conforto e do prazer ao dirigir oferecido. Era difícil imaginar como a fabricante poderia aprimorar o seu sedã de entrada.

Audi A3 Sedan 2.0 recebeu mesmo facelift do 1.4 TFSI

Mas, apesar de a linha A3 Sedan nacional ter sido lançada há pouco tempo, a Audi do Brasil decidiu acompanhar a atualização da gama realizada no exterior e apresentou, no fim de março, a sua linha de sedãs compactos reestilizada.

Visualmente, o destaque é o conjunto óptico, com faróis bixenônio de série e que ganhou novo desenho. Grade e para-choque também foram modificados, mas em nível mais discreto. Opcionalmente, faróis e lanternas podem ser de LED. 

Versão Ambition custa quase RS 156.190

Na traseira, as alterações seguem o estilo das promovidas na dianteira. As lanternas têm o mesmo desenho das anteriores e apenas a parte inferior do para-choque foi modificada. As duas saídas cromadas do escapamento ajudam a identificar a versão com motor 2.0. Já as rodas de 17” têm novo desenho.

A principal novidade da linha 2017 do A3 Sedan 2.0 feito no Brasil está na cabine. Mais precisamente no quadro de instrumentos. O três-volumes de entrada é o primeiro modelo do segmento a oferecer (opcionalmente) o Virtual Cockpit, equipamento lançado no esportivo TT e que vem sendo incorporado aos demais veículos da marca.

Principal novidade da linha 2017 é o painel digital opcional

Poder escolher a configuração do quadro de instrumentos é muito útil e auxilia até na condução, já que é possível visualizar o navegador na tela de 12,3”. Informações do telefone e do veículo também estão disponíveis, além, claro, de velocímetro e conta-giros.

Mas, tecnologias à parte, a principal atração da versão mais sofisticada do A3 Sedan continua sendo o excelente conjunto motriz, formado por motor 2.0 turbo a gasolina e câmbio robotizado de dupla embreagem e seis marchas. Esse trem de força oferece desempenho de sobra, mas também é econômico. Basta o motorista conseguir controlar o ímpeto no acelerador. Graças ao sistema Drive Select, que oferece cinco opções de ajustes (Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual), o motorista pode alterar as respostas do acelerador, da assistência da direção e do câmbio de acordo com seu gosto. 

Motor turbo 2.0 continua rendendo 220 cv de potência

O que desagrada no novo A3 Sedan são os preços das novidades tecnológicas. Para adquirir o Virtual Cockpit, por exemplo, você precisa desembolsar R$ 16.500 extras pelo pacote que inclui rádio MMI com navegador, interface para celular e volante multifunção. E se quiser levar o navegador 2D e faróis e lanternas de LED, o investimento adicional é de R$ 21.000. Sem opcionais, o novo A3 Sedan custa R$ 156.190

Ficha técnica e medições realizadas na pista da ZF-TRW em Limeira, SP