Agora turbo, Jetta mais barato vira boa opção

LEONARDO BARBOZA e WILSON TOUME
Da CARRO, em São Paulo (SP)
28/01/2016 14:34
VOLKSWAGEN JETTA 1.4 TSI COMFORTLINE
VOLKSWAGEN JETTA 1.4 TSI COMFORTLINE
VOLKSWAGEN JETTA 1.4 TSI COMFORTLINE
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Os fãs do VW Jetta no Brasil finalmente podem comemorar: a partir de agora, não é só a versão topo de linha (Highline) que conta com um motor moderno. As configurações Trendline e Comfortline deixam de utilizar o ultrapassado motor 2.0 de 120 cv e passam a contar com o moderno 1.4 TSI, o mesmo que equipa o Golf, mas ajustado para entregar 150 cv e 25,5 kgfm. 

O câmbio pode ser manual ou automático (Tiptronic; o 2.0 TSI usa um DSG), ambos de seis marchas. Não é só isso: assistência elétrica da direção, controle eletrônico de estabilidade e bloqueio de diferencial passam a ser itens de série em todas as versões, que também passam a contar com suspensão traseira multibraço.

Veja os preços da gama:

Trendline 1.4 TSI (150 cv) M/T – R$ 78.230
Jetta Trendline 1.4 TSI (150 cv) A/T – R$ 83.630
Jetta Comfortline 1.4 TSI (150 cv) A/T – R$ 89.750
Jetta Highline 2.0 TSI (211 cv) A/T – R$ 103.990

Desempenho do motor 1.4 turbo é ideal para proposta do Jetta

Todas essas mudanças têm como objetivo aumentar a competitividade da linha Jetta, preparando-a para a chegada dos novos Chevrolet Cruze e Honda Civic, além do reestilizado Kia Cerato (que vai passar a ser trazido do México e deverá se tornar mais atraente).

Não houve mudanças visuais no Jetta 1.4 TSI

Mas, se mudou bastante – e para melhor – na parte mecânica, a gama Jetta 2016 não traz qualquer alteração visual externa. Já na parte interna, a principal inovação é a central multimídia, que, mesmo na configuração mais simples, com tela de 5", pode espelhar aparelhos celulares.

Na cabine o destaque vai para a nova central multimídia

Em nossa avaliação, como era de se esperar, o novo motor proporcionou uma grande melhora no desempenho do Jetta Comfortline 2016. Na aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, o novo sedã precisou de bons 9s7, cerca de 3s melhor que o antigo. Os resultados de retomada também melhoraram, o que se traduz em mais segurança na hora das ultrapassagens. Infelizmente, porém, não conseguimos avaliar o consumo do carro com o novo motor, já que só o tivemos disponível na pista de testes. 

DADOS DE FÁBRICA Volkswagen Jetta 1.4 TSI Comfortline
Velocidade máxima (km/h) 203
Motor/válvulas L4, diant., transv., turbo/16V
Cilindrada (cm³) 1.395
Potência (cv) 150 cv a 5.000 rpm
Torque (kgfm) 25,5 (G) a 1.500 rpm
Câmbio Automático, 6 marchas
Suspensão (d/t) McPherson/multibraço
Peso vazio/cap. máx. carga (kg) 1.298/582
Diâmetro de giro (m) 11,1
Porta-malas (litros) 510
Peso rebocável (kg) (sem freio) 680
Tanque de combustível (litrso) 55
Pneus Dunlop Sport Maxx 225/45 R17
Dimensões (C/L/A) (mm) 4.659/1.778/1.473
Entre-eixos (mm) 2.651

Outra mudança na linha de sedãs médios da Volkswagen é que a versão Trendline volta a ter opção de câmbio manual. Mas os preços, também como era de se esperar, foram reajustados. O Jetta de entrada (manual) parte de R$ 78.230, enquanto o automático sai por R$ 83.630. Já o Jetta Comfortline, que só é vendido com caixa automática, custa R$ 89.750. Uma grande diferença em relação às configurações anteriores, que partiam de R$ 75.290 e R$ 80.790 (Trendline e Comfortline, respectivamente, e só possuíam câmbio automático de seis marchas).

NOSSAS MEDIÇÕES Volkswagen Jetta 1.4 TSI Comfortline
Aceleração
0-60 km/h 4s1
0-80 km/h 6s4
0-100 km/h 9s7
0-120 km/h 13s4
Retomadas
40-100 km/h em Drive 7s6
60-120 km/h em Drive 9s8
80-120 km/h em Drive 6s6
Frenagens
80-0 km/h 24 m
100-0 km/h 37,4 m
120-0 km/h 55 m

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