New March vs. Onix

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
23/07/2014 12:00
Comparativo: Nissan New March SL X Chevrolet Onix LTZ
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Nissan New March 1.6 SL
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Nissan New March 1.6 SL
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Nissan New March 1.6 SL
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Chevrolet Onix LTZ 1.4
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL
Nissan New March 1.6 SL

Competidores:

Nissan New March 1.6 SL: versão topo de linha do hatch reestilizado da Nissan, agora fabricado no Brasil, custa R$ 42.990. É bem equipado e tem bom desempenho. Mas não lembra o Kia Picanto?

Chevrolet Onix 1.4 LTZ: partindo de 47.490, o hatch da Chevrolet é bem construído, mas tem desempenho inferior e lista de itens de série menos completa. Será que ele dá conta do recado?

Chevrolet Onix LTZ 1.4 vs. Nissan New March 1.6 SL

O mercado automotivo segue dando sinais consistentes de amadurecimento. Um dos mais recentes indícios dessa evolução foi a inauguração da nova fábrica da Nissan em Resende, RJ, onde o a versão reestilizada do March (chamada agora de New March) começou a ser produzida. A grande questão para o consumidor agora é: o novo hatch nacionalizado manteve a qualidade do seu antecessor? E, principalmente: a proposta da novidade se mantém interessante perante o mercado? 

Para avaliarmos o New March, selecionamos sua versão topo de linha do, 1.6 SL (que assume o lugar da antiga SR), e a comparamos com o Chevrolet Onix 1.4 LTZ, uma das referências no segmento. Assim, foi possível não só observar as modificações em relação ao modelo anterior da marca japonesa, mas também compará-lo com um de seus principais rivais no mercado.

Antes de iniciarmos o comparativo, no entanto, falemos sobre o New March em linhas gerais. O hatch recebeu face-lift na traseira e design totalmente novo desde o para-choques dianteiro até o início da coluna “A”. Além da área com design notavelmente mais agressivo e faróis com máscara escurecida, a novidade também recebeu novo revestimento com cores escurecidas na parte interna, alteração que melhorou consideravelmente a sensação de qualidade.

Agora o hatch da Nissan será vendido em seis versões: 1.0 Comfort (R$ 32.990), 1.0 S (R$34.990), 1.0 SV (R$ 36.990), 1.6 S (37.490), 1.6 SV (R$ 39.990) e 1.6 SL (R$ 42.990). A configuração 1.0 de entrada, além dos freios ABS e airbag duplo, é equipada com ar-condicionado, direção elétrica, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Motores e câmbios permanecem inalterados. Agora, vamos ao foco principal desta matéria. Qual é a melhor escolha entre os hatches completos? O Nissan SL ou Chevrolet LTZ?

No dia a dia

Nissan New March e Chevrolet Onix contam com as mesmas medidas internas, porta-malas quase idênticos (265 litros no Nissan e 280 litros no Chevrolet) e até mesmo posição de dirigir parecidas. Mas grandes diferenças no interior separam os modelos. A ergonomia da porta do New March, por exemplo, aparenta ter sido melhor projetada. Os comandos dos vidros e o mesmo puxador da porta do Nissan estão localizados a uma distância consideravelmente afastada do condutor, tornando seus acionamentos fáceis e intuitivos.

No Onix, os mesmos itens ficam muito recuados na porta, em direção à coluna central, tornando seu acesso inconveniente para condutores com alta a e, principalmente, baixa estatura — situação em que o banco mais próximo ao volante posiciona o ocupante quase paralelamente aos comandos. As portas traseiras do Onix também oferecem apoio mínimo para descansar o braço, enquanto o acionamento do vidro elétrico fica basicamente “escondido” abaixo, quase no mesmo nível do banco. Parece um projeto mais focado em forma do que função.

Porém, o Chevrolet dá o troco ao oferecer visual interno mais moderno e refinado, além de isolamento acústico notavelmente superior se comparado ao do New March. A Nissan afirma que investiu em uma manta acústica de maior densidade, localizada na parede corta fogo e na adição de uma nova proteção acústica no painel de instrumentos, para diminuir o nível de ruído interno, todavia, o New March se mostrou muito mais ruidoso que seu antecessor em todas as condições em nossa pista de teste. A 80 km/h na 4ª marcha, por exemplo, o modelo avaliado em 2013 gerava 64,4 dB no interior da cabine, ao passo que o modelo atual produziu 67,9 dB. Na mesma condição, o Onix emite apenas 62,4 dB.

Mas, nessa disputa acirrada, o New March SL surpreende em um ponto extremamente importante para o consumidor brasileiro: custo-benefício. Por R$ 42.990, o modelo é equipado com ar-condicionado automático, trio elétrico, direção com assistência elétrica, câmera de ré, além de sistema de entretenimento com tela tátil de 5,8”, GPS e a nova tecnologia NissanConnect — que, além de oferecer acesso ao Facebook, permite com que endereços e localizações de pessoas na rede social sejam transferidos para o sistema de navegação.

O New March SL recebeu também um novo conjunto de rodas de liga leve de aro 16”, item que, de acordo com a Nissan, ao menos inicialmente será oferecido somente para a configuração topo de linha — e não poderá ser adquirido separadamente em concessionárias. A justificativa, segundo a marca, é que para manter o bom nível de conforto (evitando que a suspensão chegue ao fim de curso com facilidade) e durabilidade do sistema de amortecimento, a configuração com as rodas de aro 16” e pneus 195/55 recebe também amortecedores com 8 mm a mais de curso na dianteira e 9 mm na traseira.

Quando analisado pela ótica do custo-benefício, o Onix não é atraente como seu rival. A configuração 1.4 LTZ do Chevrolet custa R$ 47.490, R$ 4.500 a mais que seu concorrente, e, além do motor com rendimento menor, deixa a desejar na lista de itens de série: não oferece ar-condicionado automático e digital, câmera de ré, ou mesmo o sistema de navegação. O modelo da GM agrada por oferecer câmbio automático de seis marchas e piloto automático como opcionais, itens indisponíveis no Nissan. Todavia, quando equipado com o pacote adicional, o modelo da marca americana passa a custar R$ 50.790, valor muito elevado para o segmento. Quando comparado com o representante da marca japonesa, o Onix mostra que precisará de atualizações para manter-se firme nas vendas.

Um detalhe favorável ao GM foi não apenas o seu baixo consumo de combustível (realizou médias de 8,3 km/l de etanol em ciclo urbano e 12,4 km/l em trajeto rodoviário), mas a sua ótima autonomia. Com uma média PECO (em que se considera 55% de rodagem em uso urbano e 45% rodoviário) de 10,1 km/l (com o combustível de origem vegetal) e tanque de 54 litros, o GM pode percorrer até 545 km antes de precisar de reabastecimento. O New March deixa a desejar nesse sentido: sua média PECO de 9 km/l com etanol não pode ser considerada ruim, mas o tanque de combustível com apenas 41 litros lhe permite autonomia de apenas 369 km. Essa diferença torna-se nítida no dia a dia, em que o condutor do March fará mais amizades forçadas com frentistas.

Por ser novidade no mercado, o New March ainda não tem a sua desvalorização ou preço do seguro disponíveis, mas os primeiros levantamentos do mercado vão a seu favor: o IPVA é menor que o do  Onix (R$ 1.516 contra R$ 1.960), e suas revisões até 30.000 km, também: custam 
R$ 717 no Nissan e R$ 1.188 no Chevrolet. Todavia, o Chevrolet desvaloriza 9,95% no primeiro ano de uso, enquanto o March SV (utilizado apenas como base estimada de comparação), sofre depreciação de 11,89% no primeiro ano.

Na pista

Em nossa pista de testes, o Nissan March compensou seu maior consumo de combustível com desempenho superior: com 5 cv e 1,2 mkgf de torque a mais, e consideráveis 85 kg a menos, o hatch da marca japonesa observou o concorrente pelo retrovisor nas acelerações e retomadas, e foi ultrapassado nas frenagens. O Nissan foi 1s0 mais rápido na prova de 0 a 100 km/h (10s4 contra 11s4), 1s6 mais ágil na  retomada de 40 km/h a 100 km/h em terceira marcha (9s5 ante 11s1), e estancou 1,8 metros antes na frenagem de 100 km/h a 0 (40,2 m contra 42,0 m).

Se comparado ao March 2013 (com pneus Maxxis 175/60 R15 e equipado com ABS), que freou de 100 km/h a 0 em 43,2 m, a versão restilizada do Nissan mostrou boa melhoria em frenagens de emergência. Porém, o novo modelo deixou a desejar nas demais situações dinâmicas. A aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, tornou-se mais difícil no New March: partindo com o motor em rotações médias, os pneus destracionavam demasiadamente, e os três dígitos no equipamento de aferição eram atingidos em não menos que 10s7. Ao arrancar com o giro baixo, o motor demorava para “crescer”, e o tempo de aceleração superava os 11s0. O melhor registro, de 10s4, foi atingido com um pouco de embreagem queimada para evitar que os pneus patinassem. O modelo anterior realizou a mesma prova em 9s9, em 2013.

E além da considerável rolagem da carroceria em frenagens e mudanças de direção, o March perde aderência dos pneus dianteiros sem dar aviso prévio quando provocado ao limite, tornado-o arisco. A sensação ao volante, é de que seus pneus são excessivamente duros. Todavia, tais características são notadas somente no caso de uma condução mais exigente. O Onix, embora com desempenho inferior, é um veículo mais “na mão” para o condutor que busca dirigir ao limite — ou vivencia uma situação muito adversa.

Consideradas todas as características, o March SV ainda se posta como o melhor negócio. Ele tem os seus deslizes, mas seu custo-benefício é imbatível para o segmento.

Conclusão: análise técnica

1º Nissan New March 1.6 SL: 156,5 pontos

Positivo: preço, lista de itens de série, design moderno, novo acabamento interno

O Nissan March não apenas evoluiu como projeto, mas também surpreendeu com o novo preço. Por R$ 42.990, ele custa R$ 4.500 a menos que o Onix LTZ e oferece freios ligeiramente melhores, desempenho notavelmente superior, além de ar-condicionado digital e automático, câmera de ré e sistema de navegação. Além do mais, seu interior ficou mais aconchegante com a coloração escura, e o design, mais equilibrado. Como ponto negativo, o March deixa a desejar em isolamento acústico, câmbio ruidoso e suspensão que permite muita oscilação da carroceria — diminuindo a confiança do condutor. Mas é o melhor negócio.

2º Chevrolet Onix 1.4 LTZ: 153 pontos

Pontos positivos: acabamento, suspensão

O Chevrolet Onix se mostrou um concorrente mais forte do que imaginávamos neste comparativo. Ele agrada pelo espaço interno e pelo porta-malas equivalentes ao do Nissan March, chassi e suspensão com melhor acerto, consumo de combustível mais contido e melhor acabamento interno. Todavia, seus pontos mais fracos são o preço muito elevado em relação ao do rival da marca japonesa, e a lista de itens de série consideravelmente menor que a do Nissan. O desempenho é bom para um 1.4.

Conclusão: análise de mercado

1º Chevrolet Onix 1.4 LTZ: 46,5 pontos

Pontos negativos: preço, itens de série

O hatch da Chevrolet teria se sobressaído com muito mais vantagem quando avaliado pelo mercado se seu preço fosse menos elevado. Ele é bem construído para o segmento, tem ótimo consumo e autonomia, mas não é equipado como o March e tem preço muito elevado.

2º Nissan New March 1.6 SL: 46 pontos

Negativo: suspensão, sensação de qualidade, autonomia, alto nível de ruído

Não fosse o tanque de combustível tão pequeno (que prejudicou sua autonomia), o Nissan March teria se sobressaído também quando avaliado pelo ponto de vista mercadológico. Apesar disso, seu custo-benefício ainda é o mais atrativo deste comparativo.

Veredito: Nissan New March SL é o vencedor
O Nissan March 1.6 SL provou ser a melhor escolha quando comparado ao Chevrolet Onix 1.4 LTZ. O modelo oriundo da marca japonesa é equivalente ao hatch da GM em volume do porta-malas e espaço interno, mas dá um salto à frente em desempenho, preço e lista de itens de série. Seu custo-benefício é o melhor do comparativo, embora ele não consiga oferecer o mesmo nível de conforto, qualidade de acabamento interno, estabilidade e consumo de combustível do rival. O compacto da GM passa a sensação de ser mais maduro em relação ao Nissan, na hora de trafegar, mas precisa ter seu preço e lista de itens de série revistos para aguentar a concorrência acirrada. Enquanto isso, o March segue à frente.

Outras opiniões:

Por César Tizo I Editor executivo
Acho o Onix um bom carro, porém não me agrada o preço praticado pela Chevrolet. A situação se agrava quando ele é colocado ao lado de um modelo com custo-benefício interessante como o March SL. Entre os dois, também escolho o Nissan.

Por Leonardo Barboza I Editor de testes
O Onix tem certa vantagem por oferecer maior número de concessionárias, porém é nítido que o Nissan tem melhor custo-benefício em relação ao GM. E com a nacionalização do New March, acredito que o seu pós-venda melhorará muito. Meu voto é para ele.      

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