Ka x March x Up!

Motorpress
Da Redação, em São Paulo (SP)
17/09/2014 14:04
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
VW white up!
VW white up!
VW white up!
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
VW white up!
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
Nissan March 1.0 SV
VW white up!
VW white up!
VW white up!
VW white up!
VW white up!
VW white up!
VW white up!
Nissan March 1.0 SV
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL
Ford Ka 1.0 SEL

Conforme você pôde conferir na reportagem anterior sobre o novo Ka (página 44), o hatch da Ford  assumiu proposta diferente da que tinha quando foi lançado em 1996 na Europa — e em 1997 no Brasil. Agora, segundo a marca americana, o hatch não mira mais em compactos como Fiat Uno e Chevrolet Celta, e sim em modelos mais requintados como Chevrolet Ônix e Hyundai HB20. Pensando nisso, preparamos um comparativo (veja na página 62) com os modelos citados. Mas também acreditamos que a versão topo de linha do Ka, a SEL (R$ 39.990), vai brigar com Volkswagen white up! (R$) e Nissan New March 1.0 SV (R$ 36.990), os 1.0 de entrada mais modernos do mercado atualmente. Assim, reunimos as três versões mais sofisticadas para constatar qual é a melhor.

A primeira característica a chamar a atenção no novo Ka é o design. Ele é um veículo bem resolvido quando analisado esteticamente, mas passa longe de oferecer as linhas atraentes que marcaram a sua primeira geração. Ele pode ser considerado até discreto, mas, com 3,88 m de comprimento, 1,69 m de largura e 1,52 m de altura, a novidade da Ford é notavelmente mais imponente que o March (com 3,82 m, 1,67 m e 1,52 m) e, o up! (com 3,60 m, 1,64 m e 1,50 m). E o benefício das maiores dimensões do Ford não fica restrito ao visual: embora seu porta-malas ofereça apenas 257 litros (265 litros no Nissan e 280 litros no VW), a área para pernas, cabeça e ombros é notavelmente superior que a do March SV e, principalmente, do up! Ou seja, o Ka é o mais versátil no dia a dia e confortável para quem trafega com lotação máxima constantemente.

Além do espaço interno bom, o Ka SEL também acolhe muito bem o condutor — característica típica da Ford. O hatch é gostoso de dirigir, receita que leva como “temperos” a agradável posição de conduzir, câmbio com engates justos e precisos (embora ainda não esteja no mesmo nível da caixa de marchas oferecida no up!), além de direção leve em baixas velocidades e precisa em altas. E enquanto a suspensão do New March é a mais ruidosa do trio ao se trafegar em vias mal pavimentadas, fato acentuado por ele ter o menor peso dos três, nota-se que o curso da suspensão do up! é insuficiente em determinadas situações, embora apresente ótimo compromisso entre conforto e estabilidade. O novo Ka exibe um conjunto mais bem acertado, destacando-se pelo rodar suave e pela estabilidade exemplar. A sua resposta de direção é elevada e chega a ser até instigante em determinados momentos.

Ainda na parte interna, o March SV apresenta o desenho mais simples e acabamento mediano perante os concorrentes. O Ka SEL ostenta linhas mais ousadas e bom acabamento — embora a Ford afirme que o modelo das fotos é uma unidade pré-série, e que o acabamento ainda pode ser alterado —, enquanto o white up! tem traços mais conservadores, porém, apresenta acabamento digno de veículos de nível superior.

Curiosamente, o novato Ford Ka SEL apresentou características curiosas durante a avaliação. Embora seja uma versão topo de linha, por exemplo, o ajuste elétrico dos retrovisores é um acessório que, ao menos por enquanto, será instalado somente em concessionária. O que mais chamou a atenção, no entanto, foi a série de pequenos defeitos apresentados pelo Ford durante o teste. O marcador de combustível, por exemplo, mostrou-se muito impreciso, enquanto o desalinhamento da tampa do porta-malas exigiu mais força para ser fechada completamente. E os mais detalhistas poderão se incomodar com os vãos irregulares entre as chapas da carroceria.

A oferta de cada um
Custando R$ 36.990, o Nissan New March 1.0 SV é o veículo mais barato — e simples — do comparativo, mas além de espaço interno e porta-malas razoáveis, o hatch da marca japonesa tem lista de itens de série adequada: além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo, contempla ar-condicionado, direção com assistência elétrica, travas, vidros e espelhos retrovisores elétricos, sistema de som com Bluetooh, volante com controle do sistema de som, faróis de neblina e rodas de aro 15” com pneus 185/60. Trata-se basicamente da mesma lista de itens de série oferecida no VW up! — que, por sua vez, não oferece a abertura elétrica dos vidros traseiros. Em compensação, além de poder ser equipado com sistema multimídia com navegador, o VW carrega o benefício de ser o compacto mais seguro oferecido no mercado atualmente, com nota máxima na avaliação do Latin NCAP.

Já a lista de itens de série do Ford Ka SEL é um de seus grandes destaques. Embora (ao menos por enquanto) não possa ser equipado com navegador, item opcional no Volkswagen, a novidade oferece assistente de partida em rampa (tecnologia que mantém o sistema de freios ativado por poucos segundos após o motorista retirar o pé do pedal, de modo a facilitar a arrancada), além de controle de tração e estabilidade — item de segurança normalmente oferecido somente em veículos com valor acima de R$ 50.000. Outra inovação importante para auxiliar na segurança dos ocupantes é a chamada “assistência de emergência”, tecnologia que funciona em conjunto com o Sync — item de série na versão topo de linha do Ford.

Caso o interruptor inercial do combustível seja ativado, ou os airbags sejam disparados, o sistema de entretenimento, se estiver conectado a um aparelho celular, realiza uma ligação automática para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informando que houve uma colisão, passando dados da localização do automóvel e, na sequência, abrindo a linha para o sistema viva voz do automóvel. Embora dependa do sinal de telefone celular para funcionar (o que significa que o sistema não funciona em todas as vias), a tecnologia merece grande destaque, uma vez que, assim como os controles de tração e estabilidade, é única no segmento dos populares. Os demais itens de série do Ford Ka SEL são equivalentes aos presentes no Nissan March SV, tornando-o a melhor oferta nesse quesito.

Algumas informações mercadológicas sobre os veículos, normalmente utilizadas em comparativos, não puderam ser computadas nessa avaliação, uma vez que o Ford Ka ainda não foi lançado no mercado. 

Desempenho e dinâmica
Comparar um veículo com motor 1.0 de 4 cilindros (Nissan March) com dois modelos 1.0 tricilíndricos (VW Up! e Ford Ka 1.0 SEL) deixa evidente como a tecnologia de redução do número de cilindros apresenta resultados positivos. Todavia, o que mais surpreendeu durante a elaboração desta reportagem foi a diferença de desempenho obtida pelo Ford em relação ao Volkswagen — cujo desempenho já havia se mostrado superior ao de propulsores convencionais anteriormente.

O motor 1.0 empregado no Ford Ka pertence à mesma família do 1.0 EcoBoost — que, com turbo e injeção direta de combustível, produz até 125 cv e 20,5 mkgf de torque no Ford Focus vendido na Europa. No Brasil, o tricilíndrico conta com um cabeçote diferente, uma vez que é aspirado e utiliza injeção indireta de combustível. Mas, ainda assim, conta com comando de válvulas variável tanto na admissão quanto no escapamento,  conferindo mais elasticidade ao motor. Segundo a Ford, a novidade gera nada menos que 85 cv e 10,7 mkgf de força com etanol, enquanto o up! rende 82 cv e 10,4 mkgf, e o New March 1.0 produz 74 cv e 10 mkgf de torque.

Na pista de testes, mesmo com o novo Ford sendo o mais pesado do comparativo (registra 1.026 kg na balança, contra 958 kg do VW e 956 kg do Nissan) ele apresentou rendimento notavelmente superior ao dos rivais. Na prova de aceleração de 0 a 100 km/h, o Ka cumpriu a prova em 14s0, contra 14s5 do up! e 14s8 do New March. A diferença foi ainda mais notável nas provas de retomada. De 80 km/h a 120 km/h em 5ª marcha, foram somente 15s4 gastoos pelo modelo da marca americana, contra 17s9 do rival alemão e 19s5 do exemplar da marca japonesa.

Mas, se, por um lado, o Ka SEL apresentou as melhores acelerações e retomadas, por outro, a novidade não conseguiu acompanhar o white up! no consumo de combustível. O Ford foi ligeiramente melhor que o VW no ciclo urbano (registrou 9,1 km/l, contra 8,8 km/l) mas em ciclo rodoviário a média de 13,1 km/l do Ka não acompanha os 15,3 km/l do up!. O New March 1.0, por sua vez, obteve médias menos animadoras, de 8,4 km/l e de 10,9 km/l em cidade e estrada, respectivamente. O Ka SEL também apresentou desempenho ligeiramente inferior ao esperado nas provas de frenagem — mesmo equipado com pneus 195/55, contra os 185/60 dos rivais. Para frear completamente vindo a 100 km/h, o Ford precisou de 41,3 m, contra os 39,6 m do Nissan New March e os 39,1 m registrados pelo up!. Vindo a 140 km/h, no entanto, a diferença foi consideravelmente ampliada: em nossa pista de testes, os hatches registraram 83,1 m ,76,6 m e 78,0 m (Ford, Nissan e Volkswagen, respectivamente).

Somadas todas as características apresentadas pelos compactos nesse comparativo, o Ka SEL  surge com um pacote muito mais vantajoso por R$ 39.990. É fato que o modelo ainda precisa de ajustes para corrigir as falhas de acabamento, mas oferece itens de segurança incomuns, versatilidade, ótimo desempenho e bom preço. Não se pode negar que ele é um divisor de águas entre os compactos.

Conclusão:

Análise técnica:

Pontos positivos: conjunto motriz, posição de dirigir, espaço interno, segurança e suspensão

1º Ford Ka 1.0 SEL: 171,5 pontos

É fato: o Ka SEL 1.0 não obteve as melhores marcas nas frenagens, e os vãos irregulares entre as peças externas não transmitem a melhor sensação de qualidade do produto. Mas, à parte desses importantes detalhes, o novo Ford surpreendeu nesse primeiro contato. Além de vibrar pouco, seu motor tricilíndrico tem bom consumo de combustível e ótimo desempenho dentro do segmento. E o espaço interno também merece destaque, assim como a posição de dirigir e a dinâmica — um dos pontos fortes da marca. A maior revolução do hatch da Ford, no entanto, vai para os sistemas de segurança. Além dos freios ABS e airbag duplo obrigatórios, o Ka SEL é equipado com assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, além do sistema de emergência no Sync — que liga para o Samu, fornece os dados de localização e abre a linha para o viva-voz do veículo, caso o interruptor inercial do combustível seja ativado ou os airbags sejam deflagrados. Com essa combinação, a Ford não apenas oferece um veículo bem resolvido, mas revoluciona na segurança dos populares. Características que fizeram a novidade conquistar o primeiro lugar deste comparativo.

Pontos positivos: acabamento interno, posição de dirigir, consumo de combustível

2º VW white up!: 160 pontos

A consistente quantidade de inovações e boas características do Ford Ka SEL empurraram o white up!, até então referência no segmento, para o segundo lugar no pódio desse comparativo. Ainda assim, o Volkswagen tem uma série de virtudes: a qualidade de seu acabamento interno é a melhor entre os concorrentes, o manuseio do câmbio é macio e silencioso, e, embora tenha curso limitado, a suspensão oferece bom compromisso entre conforto e dirigibilidade. O up! é muito econômico, bom de dirigir e bem acertado na dinâmica, mas tem menos itens de segurança e espaço interno que o Ford.

Pontos positivos: design está mais atraente, acabamento interno escuro é mais agradável

3º Nissan March 1.0 SV: 144,5 pontos

“Pouco refinado” é um termo justo para descrever o New March 1.0 SV: o tempo todo, o hatch da Nissan lembra seus ocupantes que é um veículo simples. O isolamento acústico deixa a desejar perante os rivais, os engates do câmbio são ruidosos e não passam a sensação de um conjunto robusto (embora não tenhamos histórico de reclamação do modelo), e a suspensão permite muita oscilação da carroceria — além de ser barulhenta também. Não é possível considerar o March 1.0 SV um veículo ruim, mas, claramente, ele está um nível abaixo do VW Up! e do novo Ford Ka. Condiz com o preço.

Análise de mercado

1º VW white up!: 46,5 pontos

Com a chegada do Ford Ka SEL por R$ 40.000, a Volkswagen pode precisar rever o preço da versão topo de linha do up! para manter a competitividade no mercado, uma vez que o concorrente da marca americana tem melhor desempenho e espaço interno, suspensão com melhor acerto e importantes itens de segurança. À parte do preço elevado, o compacto da marca de origem alemã se destacou em nossa análise mercadológica, fato comprovado pela sua ótima aceitação no mercado — de acordo com a Fenabrave, foram emplacadas 6.223 unidades do up! somente em junho. Em nossa cotação, o VW ficou com preço do seguro notavelmente abaixo da concorrência, e, embora tenha custos de manutenção e revisão dentro da média, ele dá o troco com a baixa desvalorização, consumo de combustível e ótima autonomia. O compacto ainda é amparado pela boa reputação de durabilidade da marca alemã. Uma sequência de boas notas lhe levaram ao primeiro lugar na análise mercadológica.

2º Ford Ka 1.0 SEL: 44,5 pontos

O Ford Ka SEL apresentou resultado mediano com as informações mercadológicas iniciais disponíveis: consumo de combustível e autonomia são bons, e seu preço é muito atraente, visto que ele oferece controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e ligação automática para o Samu em caso de acidentes — itens exclusivos na categoria. Seu preço de revisão e peças de reposição não foram revelados, mas o IPVA é alto, e o seguro, R$ 900 mais caro que o do up!, pesa negativamente na sua balança. Não brilhou como poderia nesse aspecto.

3º Nissan March 1.0 SV: 39 pontos

O New March 1.0 SV deixa a desejar com o consumo de combustível mediano e tanque de combustível pequeno — oferecendo autonomia limitada. E a falta de alguns dados sobre o Ford Ka SEL impediram a atribuição de algumas notas, o que pode ter atrapalhado o resultado final do Nissan no quesito mercadológico. Mas os custos de manutenção e revisão até 30.000 km do hatch da marca japonesa, por exemplo, são consideravelmente baixos — assim como o IPVA, em função do preço menor. No dia a dia, o March é honesto com o consumidor: tem lista de itens de série condizente com seu preço.

Veredicto: e o Ford Ka SEL é o campeão

Mesmo tendo apresentado desempenho mediano nos quesitos mercadológicos, alinhamento irregular de peças da carroceria, tampa do porta-malas que recusou-se a fechar suavelmente, além de peças de acabamento que merecem mais esmero — escorregões do quais a Ford se defende com o fato do modelo testado ainda ser uma unidade pré-série —, o Ka SEL mostrou-se um veículo notavelmente superior aos seus rivais neste comparativo, por diversos aspectos. Componentes como controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e o sistema de ligação de emergência para o Samu em caso de acidentes são únicos na categoria e agradará consumidores preocupados com segurança, enquanto o ótimo espaço interno para a categoria será bem-vindo para os que necessitam de versatilidade para o dia a dia. O motor 1.0 tricilíndrico é linear e oscila consideravelmente menos em marcha-lenta que o VW up!, oferece consumo de combustível agradável, além do melhor desempenho, com folga, entre os 1.0 aspirados do mercado atualmente. Assim como no New Fiesta, a suspensão do Ford Ka oferece ótimo compromisso entre conforto e dirigibilidade, enquanto a posição do motorista auxilia no prazer ao conduzir. Em resumo, o novo produto da Ford pode ser considerado revolucionário. Ele oferece segurança  versatilidade de uma categoria superior, por preço de um veículo de entrada completo. Mereceu o primeiro lugar no comparativo.

Outras opiniões

por Wilson toume I Editor-chefe
Em relação ao primeiro Ka, lançado no Brasil em 1997, a nova geração perdeu o charme por completo. O carro é apenas “mais um” no trânsito. Em compensação, oferece ótimo espaço interno e bons equipamentos. Na dúvida, fico com o up!.

por Vinicius montoia I Repórter
Pude perceber que o Ka chama muita atenção na rua. Ao dizer às pessoas que essa é a nova geração do hatch, vi muitos rostos surpresos. Tirando a parte do acabamento interno, no qual o up! é superior, o Ka é, pelo bom desempenho do motor tricilíndrico, o melhor compacto do mercado.

Versões Relacionadas