VW lança Golf 1.0 TSI de 125 cv por R$ 74.990

RODRIGO RIBEIRO
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
22/09/2016 14:55
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI
VOLKSWAGEN GOLF 1.0 TSI

Você já deve estar cansado de saber que, nessa onda de downsizing, a cilindrada dos motores perdeu parte da relevância. Então, não causa surpresa que, em nossos testes, o novo Volkswagen Golf 1.0 TSI tenha sido 1s28 mais rápido e 29% mais econômico que o modelo com motor 1.6 MSI, certo?

E se eu lhe disser que, além disso, a nova versão mantém os mesmos equipamentos da configuração sem turbo e ficou mais barata? Num mercado onde reajustes e preços altos se tornaram comuns, os R$ 74.990 pedidos pela novidade soam extremamente competitivos.

Motor 1.0 do up! foi recalibrado para gerar 125 cv e 20,4 kgfm no Golf

Justiça seja feita, porém: a fabricante reduziu, "promocionalmente", o preço da versão 1.6, que caiu de R$ 78.130 para R$ 73.130. A empresa não divulgou até quando vale esse preço menor, mas temos um palpite: enquanto durarem os estoques do Golf com motor MSI.

E, mesmo mais barato, é impossível justificar racionalmente a compra do Golf 1.6. Apesar de moderno, o motor 16V de 120 cv e 16,8 kgfm parece antiquado diante dos 125 cv e 20,4 kgfm do motor turbo derivado do up! TSI. Ah, e no Golf TSI o câmbio – sempre manual – é de seis marchas (uma a mais em relação ao MSI).

Sigla TSI vai ajudar a identificar a versão

Para aumentar a potência e adequar o 1.0 12V ao Golf, a Volkswagen promoveu muito mais do que uma "troca de motores". No hatch médio, o motor feito em São Carlos (SP) usa um novo mapeamento de injeção, maior pressão do turbo (que recebeu uma nova liga metálica), válvulas de sódio e junta do cabeçote reforçada.

Essa receita é velha conhecida dos preparadores e caiu como uma luva no equilibrado conjunto da sétima geração do Golf, que continua prazeroso de dirigir, mesmo com a suspensão por eixo de torção na traseira da versão nacional.

Por enquanto, Golf 1.0 TSI terá apenas câmbio manual de seis marchas

E, como a VW só oferece a versão 1.4 com o caro pacote Highline de R$ 95.670, a opção com motor tricilíndrico ficou ainda mais atraente. Além de ser só 1s23 mais lenta, ela não deixa nada a desejar em relação ao Golf de 150 cv. Acelerações e retomadas são feitas sem sustos, e só em situações mais extremas você pode sentir falta de um motor maior.

Versão 1.0 TSI pode aposentar Golf 1.6 16V aspirado

A Volkswagen nega que o Golf 1.6 vá sair de linha, mas a única vantagem do modelo agora é oferecer câmbio automático, já que a caixa feita pela Aisin não estará disponível para o motor 1.0. Para quem não faz questão do Golf com dois pedais, porém, só há um detalhe que pode ser um problema da versão 1.0 TSI: o seguro.

Muitas empresas ainda associam turbo com esportividade (e maior risco de acidentes), o que aumenta o preço da apólice. Como a nova versão ainda não havia chegado às lojas até o término desta edição, não conseguimos obter uma cotação para o modelo.

Medições realizadas no campo de provas da ZF-TRW, em Limeira (SP)

Nossa espectativa é que o valor seja condizente com o Golf, mas o histórico desse motor não é bom. No up! o turbo sob o capô fez o preço da apólice disparar 85%. Será que agora as seguradoras mudarão de conceito? 

Ficha técnica do Volkswagen Golf 1.0 TSI

MOTOR 1.6 COM DIAS CONTADOS
Tive duas gratas surpresas ao avaliar o Golf 1.0 TSI. A primeira foi ao guiá-lo, pois seu desempenho é muito próximo da ótima versão 1.4, com um consumo de combustível admirável para o segmento. O preço foi revelado alguns dias depois, oficialmente abaixo da versão 1.6. A redução temporária do valor do Golf resolveu o problema de seu preço mais alto, mas não deve evitar a canibalização pelo ótimo irmão turbo. Agora é torcer para que a marca não promova nenhum reajuste pós-lançamento no Golf 1.0 TSI.

Golf Variant passará a ter o motor 1.4 TSI flex feito em São Carlos (SP)

VARIANT GANHA POTÊNCIA; TIGUAN, NOVA VERSÃO
Junto do Golf 1.0, a Volkswagen apresentou os novos Golf Variant e Tiguan 2017. A station, que segue importada do México, recebeu o mesmo (e polêmico) pacote do Golf, com suspensão traseira por eixo de torção e câmbio automático convencional de seis marchas. Agora o modelo passa a usar o mesmo motor nacional 1.4 de 150 cv do hatch, que é produzido em São Carlos (SP) e enviado ao México para equipar a perua.

Apesar dos componentes, em teoria, mais baratos, a Golf Variant ficou mais cara. Pela versão Comfortline a VW sugere o preço de R$ 101.880, subindo para R$ 113.290 pela Highline (os valores antigos eram de R$ 96.750 e R$ 107.450, respectivamente). 

Atual geração do Tiguan (que já mudou na Europa) terá motor 1.4 TSI no Brasil

Já o SUV Tiguan, que só muda de geração em 2017, ganhou uma versão 1.4, também com 150 cv, mas movida a gasolina, com tração dianteira e câmbio robotizado de dupla embreagem a óleo e seis marchas. Curiosamente a caixa de marchas mais avançada só equipará o Tiguan mais fraco, restando ao 2.0 o mesmo câmbio automático convencional de seis marchas atual.

O preço pedido pelo modelo é de R$ 125.990.

Sobre o novo Tiguan, a Volkswagen afirma que o Brasil receberá o modelo mexicano, que será diferente do Europeu. Mais longo, ele deve seguir a tendência da versão chinesa e terá opção para uma terceira fileira de bancos. Sua plataforma será a modular MQB do Golf, abrindo caminho para uma eventual motorização 1.4 flex. O novo Tiguan deve chegar ao Brasil entre o final de 2017 e início de 2018.