Líder, Chevrolet Onix muda e parte de R$ 44.890

CAIO BEDNARSKI
Da Motorpress, em São Paulo (SP)
26/07/2016 09:50
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ
CHEVROLET PRISMA 1.4 LTZ

O Onix, automóvel mais vendido no Brasil em 2015 com 125.931 emplacamentos, passou por uma renovação visual e recebeu mudanças mecânicas. A Chevrolet mostrou nesta terça-feira (25) a linha 2017 do hatch e também do Prisma, sua variação sedã. A meta é continuar atraindo novos consumidores e manter-se no topo do ranking de vendas dos modelos nacionais também neste ano.

O velho (alto) e o novo (abaixo): mudanças deixaram Onix mais maduro

Externamente, o Onix mudou bastante. A dianteira traz o novo padrão visual da marca, com linhas mais horizontais e destaque para a grade bipartida, que se une aos faróis, os quais exibem desenho mais afilado. O capô também mudou, ganhando vincos e mais inclinação. Da mesma forma, o para-choque foi modificado e agora exibe uma aparência mais robusta.

Na traseira, destaque para as lanternas redesenhadas e reposicionadas, além do parachoque modificado, como o da frente. As rodas de 15" também trazem acabamento exclusivo.

Alterações na traseira dpo Onix foram mais sutis

Por dentro, a General Motors resolveu um dos principais motivos de críticas ao modelo, já que os painéis das portas foram redesenhados e, com isso, o puxador da porta está em posição mais ergonômica. Além disso, o interior traz novos materiais. Os bancos têm novo acabamento, mas seguem dificultando a busca pela posição ideal de dirigir. Já a altura do painel – outro motivo de queixa – não mudou.

Por falar nele, o painel não mudou, mas tem novidade: a nova central multimídia, MyLink 2, capaz de espelhar smartphones. Além disso, a linha 2017 oferecerá o OnStar, serviço concierge da marca, desde a versão de entrada 1.0 do Onix. O serviço estreou no final do ano passado com a reestilização do Cobalt e agora está se popularizando no portfólio da Chevrolet.

Chevrolet corrigiu algumas falhas ergonômicas na cabine do Onix

PREÇOS E EQUIPAMENTOS:

Chevrolet Onix 1.0 LT: R$ 44.890
Ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, painel com velocímetro digital e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD e airbag duplo. Opcionais: sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante multifuncional, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto e retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e OnStar pacote Protect (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).

Chevrolet Onix 1.0 LT com MyLink: R$ 46.290
Chevrolet Onix LT 1.4: R$ 49.590
Chevrolet Onix LT 1.4 automático:  R$ 54.790

Chevrolet Onix 1.4 LTZ: R$ 54.490
Acrescenta:
 detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio, multimídia MyLink 2 e OnStar com pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).

Chevrolet Onix LTZ 1.4 automático: R$ 59.790

OnStar fará parte da gama do Onix desde a versão de entrada


MECÂNICA E DESEMPENHO
Os motores seguem os mesmos 1.0 e 1.4, mas com mudanças voltadas à eficiência, que, de acordo com os dados do programa de etiquetagem do Inmetro (Conpet), permitiram que o Onix ficasse mais econômico, especialmente na versão de maior deslocamento. O Onix 1.4 ganhou novo câmbio manual de seis marchas e direção com assistência elétrica, diminuindo em 32 kg o peso total do carro. 

Segundo o órgão governamental, o novo Onix 1.4 é capaz de rodar 10,2 km/l na estrada e 8,6 km/l na cidade, abastecido com etanol. Estes resultados representam uma economia de combustível de 6,2% na estrada e 8,8% na cidade, em comparação com a linha anterior do compacto, ainda de acordo com o Inmetro.

Na prática, além de mais econômico, o Onix também ficou mais agradável de dirigir, já que a direção está mais precisa e segura. A suspensão também passou por ajustes, melhorando a condução e deixando o interior mais silencioso e confortável. 

Já o novo câmbio de seis marchas tem manuseio suave e agradável, permitindo conciliar modos de condução mais rápidos ou tranquilos. Resumindo, a GM contrariou o ditado popular e mexeu no time que estava ganhando. E, ao que tudo indica, a mudança foi para melhor.

Na dianteira, Prisma adotou as mesmas modificações visuais do Onix

PRISMA TAMBÉM MUDOU
A versão três-volumes do Onix, o Prisma, recebeu as mesmas modificações que o hatch na dianteira. Veja os preços:

Prisma LT 1.4: R$ 53.690
Prisma LT 1.4 automático: R$ 58.990
Prisma LTZ 1.4: R$ 58.690
Prisma LTZ 1.4 automático: R$ 64.690


Na traseira, o sedã conta com lanternas exclusivas, com novo desenho, além de para-choque reestilizado, defletor integrado à tampa do porta-malas e novas rodas com desenho exclusivo.

Na parte de dentro, o Prisma recebeu as mesmas mudanças e também ganhou novos itens de série, como o MyLink 2, mas o acabamento é um pouco diferente, como o revestimento dos bancos e dos painéis das portas e do painel. 

Por dentro, sedã e hatch se diferenciam por materiais de acabamento

A dirigibilidade do modelo também foi aprimorada, já que a direção com assistência elétrica proporciona mais agilidade, sem prejuízo à leveza nas manobras. A caixa de câmbio automática passou por melhorias, proporcionando uma condução mais confortável.

AVENTURA INÉDITA
A principal surpresa reservada pela Chevrolet para a linha 2017 do Onix foi a inédita versão aventureira do compacto. Batizada de Activ, a opção segue a receita já aproveitada de outras marcas e estiliza o compacto com apliques de proteção de plástico nas caixas de roda e rack de teto para deixar o Onix com uma cara "off-road".

Esta versão deverá rivalizar com Hyundai HB20X, Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox e contará exclusivamente com o motor 1.4 de 108 cv de potência.