Quando devo pagar?

Se você dirigir alcoolizado ou cometer um acidente por imprudência ou excesso de velocidade, a locadora não acará com o prejuízo.

Cuidado!

Leia o contrato e todas as cláusulas

Se bater o carro já é chato, um acidente com um modelo alugado pode trazer mais dor de cabeça. As locadoras, ao oferecerem os veículos, já sabem desse risco e estão asseguradas para a ocorrência de colisões. Cada operadora tem um sistema próprio em relação ao acionamento do seguro.

Depois de verificar que todos os envolvidos no acidente estão bem, sinalize o local e troque contatos com o outro envolvido. Caso não esteja andando ou alguém esteja ferido, ligue para a Polícia.

Antes de ir à delegacia, ligue para a empresa de locação e avise. Em algumas delas, é necessário comparecer pessoalmente para preencher o relatório de sinistro. Na delegacia, você deve registrar o Boletim de Ocorrência. É por ele que a locadora vai analisar se será necessário que você cubra os custos.

Não deixe de avisar a locadora imediatamente. Algumas têm a política de receber o aviso em um prazo de 24 horas após a ocorrência. Depois desse período, o seguro pode ser invalidado. Se necessário, a locadora também poderá ajudá-lo com guincho e assistência no local.

Se o sinistro for apenas um amassado, ligue para a empresa e avise. Se o carro não estiver em boas condições, será feita a troca do veículo. Por isso, é muito importante analisar a cobertura de riscos antes de assinar o contrato. Muitas locadoras obrigam o usuário a assinarem uma proteção obrigatória dentro da diária da locação. Atenção: geralmente não está inclusa a cobertura para terceiros.